Ilustração de menina de cabelo marrom segurando absorvente menstrual sobre sua cabeça

Sinais de que a menstruação vai descer pelo corrimento: aprenda a observar

20 de mar de 2024
comentários

Separamos os principais sinais de que a menstruação vai descer pelo corrimento para você ficar atenta. Vem ver!

Usar o calendário menstrual de Kira pode te ajudar super a saber quando a sua menstruação irá descer. É só marcar ali a data da menstruação que ele já calcula a estimativa do período fértil e também do próximo ciclo. Mas você sabia que existem sinais de que a menstruação vai descer pelo corrimento? Pois é. Auto-observação é tudo!

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de menina de cabelo rosa e óculos encostada em absorvente intern

 

Tipos de corrimento ao longo do ciclo menstrual

Para entender melhor como fica o corrimento em cada etapa do ciclo, vamos lembrar que o ciclo menstrual pode ter duração de 24 a 35 dias, sendo que a média é de 28 dias.

 

O muco cervical, que é o corrimento natural da ppk, se altera durante o ciclo, em cada uma de suas etapas. E é com base nessas mudanças do muco que a gente consegue saber em que fase do ciclo menstrual estamos.  

 

O muco cervical se altera durante o ciclo seguindo o seguinte padrão:

  

  • Na menstruação: baixa produção, muco praticamente inexistente (e até ficaria mais difícil de notá-lo, já que o sangue menstrual está descendo)

  • Logo após o término da menstruação: o muco cervical se apresenta seco ou quase inexistente.

  • Uns dias depois, ainda antes da ovulação: o corrimento costuma ficar com uma consistência pegajosa e um pouco úmida, com coloração branca.

  • Durante a ovulação: o muco está em maior quantidade e se apresenta com consistência parecida com clara de ovo crua, além de ficar mais escorregadio e muito molhado.

  • Fase lútea (antes da próxima menstruação): a consistência do corrimento fica seca e pegajosa até ocorrer a menstruação.

 

Lembrando que isso é uma referência! Como cada corpo é único e funciona de uma forma específica, você pode perceber algumas diferenças. Por isso é tão importante deixar tudo registrado no seu calendário menstrual e, a partir disso, identificar padrões, mês a mês.

 

Sinais de que a menstruação vai descer pelo corrimento

Entendendo como fica o muco cervical ao longo do ciclo é possível você identificar que a menstruação está próxima de chegar, justamente pela observação do seu corrimento. 

 

Após a ovulação, você pode perceber que o muco sofrerá uma redução e ficará branco turvo e pegajoso. Esse corrimento branco pastoso antes da menstruação é natural, desde que não esteja acompanhado de mau cheiro, ardor ou coceira. 

 

Algumas mulheres podem, ainda, perceber um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes de a menstruação descer. Essa secreção é o começo da menstruação e também não deve ser fonte de preocupação, ?

 

A partir do momento que você cria o hábito de observar a sua secreção vaginal fica mais fácil entender quando ela se altera, o que pode ser um alerta para procurar um médico.

 

Alguns fatores podem alterar o muco cervical natural. São eles:

  

 

Não deixe de procurar um médico se perceber que o muco cervical está:

  

  • Irregular ou espumoso

 

Afinal, como identificar os sinais de que a menstruação vai descer?

Além das alterações do muco cervical, alguns outros sintomas podem sinalizar que a menstruação está próxima de descer. Os mais comuns são:

 

 

O autoconhecimento é a melhor forma de identificar precocemente qualquer anormalidade no corpo. Por isso, não tenha vergonha (nem nojinho!). Observe o seu muco, cheire e sinta a textura dia após dia. E, claro, deixe tudo anotado no seu calendário menstrual de Kira! 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!