Ilustração de mulher com cabelos longos castanhos segurando absorvente menstrual

Menstruação com pouco fluxo: será que é um problema?

29 de dez de 2023
comentários

Menstruação com pouco fluxo? Te explicaremos o que fazer quando a menstruação desce pouco. Bora lá!

Após os primeiros anos de menstruação, de forma geral, começamos a perceber um padrão em nosso ciclo menstrual, seja em relação à duração, sintomas ou fluxo. No entanto, alguns fatores podem fazer com que um mês seja diferente do outro. 

 

Você, por exemplo, já reparou a sua menstruação com pouco fluxo? Vamos entender por que isso acontece e quando é preciso procurar ajuda. 

 

Ilustração de mulher deitada sobre absorvente menstrual

 

Menstruação com pouco fluxo

Para algumas pessoas que menstruam, o fluxo menstrual pode se alterar de um ciclo para outro. Em alguns meses pode acontecer de ter um fluxo menstrual mais leve que outros, por exemplo.

 

A verdade é que são muitos os fatores que podem causar essas variações e, na maioria dos casos, não há com o que se preocupar.

  

Mas, como tudo relacionado ao nosso corpo, o segredo é a observação. Como saber se algo está diferente, se você não se permite se conectar com o seu ciclo menstrual

 

É bem importante você analisar a sua menstruação, prestando atenção no volume de sangue a cada mês, na coloração desse sangue menstrual e até mesmo a sua textura.

  

Quando se preocupar se a menstruação desceu pouco 

A variação do fluxo menstrual, na maioria dos casos, é bem normal. E aqui precisamos destacar que o ponto de comparação deve ser você mesma. Isso porque em cada pessoa a quantidade de sangue perdido durante o ciclo pode variar muito. 

 

Algumas possíveis causas para descer menos sangue menstrual pode ser:

 
  • Idade: no final dos 30 ou dos 40 anos, os períodos menstruais podem se tornar mais intensos e mais curtos. Durante a perimenopausa, a menstruação muitas vezes se torna mais leve e irregular.

  • Falta de ovulação: quando os ovários não liberam um óvulo, pode ocorrer uma irregularidade na menstruação, tanto na frequência, quanto na intensidade

  • Mudanças no peso corporal: quem está abaixo do peso ou a pessoa que perde muito peso rapidamente pode, inclusive, parar completamente de menstruar. O mesmo vale para a prática excessiva de exercícios físicos e os distúrbios alimentares, que podem alterar o fluxo.

  • Condições médicas, como: disfunção na tireoide, síndrome dos ovários policísticos (SOP), perimenopausa e síndrome de cushing.

  • Estresse: períodos prolongados de estresse afetam os nossos hormônios, o que pode alterar o ciclo menstrual

 

 

Quando a menstruação desce pouco, devo procurar ajuda?

A auto-observação é a melhor forma de entender o seu corpo. E vale dizer que esse controle deve ser constante. Não dá para dizer que seu fluxo está irregular baseado em apenas um ciclo. 

Se houver irregularidade, escapes menstruais ou atraso da menstruação por três ciclos ou mais, marque uma consulta com a sua ginecologista, para que ela avalie as possíveis causas relacionadas ao ciclo menstrual irregular.

 

E a nossa dica final, você já deve conhecer: mantenha seu calendário menstrual de Kira sempre atualizado. Registre tudo o que observar no seu ciclo para que possa identificar melhor essas possíveis alterações. ;)

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática. 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!