sop

Síndrome do ovário policístico: um guia para tirar todas as dúvidas

17 de dez de 2021
comentários

Conheça os sintomas mais comuns da SOP

Você já escutou alguém dizendo que tem síndrome do ovário policístico? Ou talvez a SOP já tenha batido à sua porta, com o médico dizendo suspeitar que você tenha essa condição, e aí você ficou se perguntando o que era isso exatamente? Síndrome do ovário policístico é relativamente comum, então pode ser que você já tenha ouvido esse nome. Vem ver com a gente o que é essa tal de SOP.

 

desenho de uma menina passando um creme no rosto para acnes

 

O que é um ovário policístico?
Os ovários são dois órgãos localizados um de cada lado do útero, e eles produzem os nossos hormônios. A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal comum. Nela, seu ovário apresenta cistos, que são pequenas bolsas (ou bolas) com material líquido ou semissólido dentro.

SOP: sintomas mais comuns

A SOP apresenta sintomas, desde leves até graves (como a infertilidade, ou seja, a impossibilidade de ter filhos), dependendo do quadro da paciente. Veja os mais comuns:

 

  • Acne
  • Menstruação irregular
  • Aumento de pelos em áreas tipicamente masculinas como rosto, peito e abdômen
  • Obesidade

 

desenho de uma médica olhando um sistema reprodutor feminino

 

O diagnóstico da SOP só pode ser feito por um médico, e, para isso, além de analisar os sintomas, ele solicita alguns exames, como de sangue e ultrassonografia. O tratamento depende muito da mulher e das suas condições de saúde, mas, como a maioria das doenças, quanto mais cedo ela é detectada, mais fácil é de tratar.

 

Por esse motivo é importante você estar sempre com seus exames e consultas ao ginecologista em dia. SOP é uma doença comum e que já possui tratamentos. Não deixe que ela atrapalhe a sua vida!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!