ciclo-menstrual-irregular-1

Ciclo menstrual irregular. Sintomas, causas e tratamentos

4 de mar de 2023
comentários

Saiba mais sobre o ciclo menstrual irregular, de qual forma identificar os sintomas, as suas possíveis causas e entender os diferentes tipos de tratamentos. Confira!

Vamos começar este artigo com uma pergunta: você sabe dizer como é o seu ciclo menstrual? Para achar a resposta correta, é preciso ter em mente que, para a maioria das pessoas que menstruam, um ciclo normal varia de 24 a 35 dias. O que seria, então, um ciclo menstrual irregular?

 

ciclo-menstrual-irregular-2

 

Estudos mostram que entre 14% e 25% das pessoas que menstruam têm ciclos menstruais irregulares. Mas, afinal, o que isso significa e quais as implicações dessa condição? Segue com a leitura que vamos te explicar tudo isso! 😉

 

O que é ciclo menstrual irregular

Considerando esse padrão que falamos no início do texto, que um ciclo menstrual costuma variar entre 24 e 35 dias, o irregular é aquele em que os ciclos são mais curtos ou mais longos que essa média. Além disso, a menstruação pode apresentar padrões anormais, como um fluxo muito intenso. Mas vamos explicar mais sobre isso, mais pra frente. 

 

E se esse for o seu caso, um alerta: o fato de se chamar “ciclo menstrual irregular” já mostra que pode ter algo errado por aí e esse pode ser apenas um sinal de um problema mais sério no seu processo ovulatório.

 

Causas do ciclo menstrual irregular

São muitas as possíveis causas dessa irregularidade no ciclo menstrual, por isso, é necessário que se faça uma investigação mais aprofundada com o ginecologista. Mas vamos apontar aqui alguns dos possíveis diagnósticos:

 

  • Sangramento Uterino Anormal (SUA):  ocorre quando há um sangramento anormal, seja na sua regularidade, no volume, na frequência ou na duração, em mulheres que não estão grávidas. A causa dessa condição podem ser lesões anatômicas na estrutura do útero;

  • Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): trata-se de um distúrbio hormonal bem comum, em que há presença de cistos no ovário;

  • Endometriose: condição em que o tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de ser expulso na menstruação, se concentra nos ovários ou na cavidade abdominal;

  • Miomas: tumores uterinos benignos que são formados por tecido muscular;

  • Pólipos uterinos: lesões benignas que ocorrem devido ao crescimento do tecido do endométrio;

  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP): infecção transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, e que atinge os órgãos reprodutores femininos;

  • Hipogonadismo:  mau funcionamento das gônadas.

 

 

Outras possíveis causas do ciclo menstrual irregular são: estresse, estilo de vida, uso de medicamentos, alterações hormonais, infecções ou inflamações.

 

Sintomas do ciclo menstrual desregulado

Existem diferentes tipos de irregularidades menstruais. Esses sintomas podem incluir:

 

 
  • Amenorreia: essa é a condição que se caracteriza pela ausência de menstruação por um período maior que três meses, quando não há gravidez.

  • Oligomenorreia: quando há presença de menstruação, mas com períodos superiores a 35 dias de intervalo;

  • Menorragia: sangramento com fluxo intenso; 

  • Sangramento menstrual prolongado: período menstrual que tem duração superior a oito dias; 

  • Dismenorreia: menstruação com cólicas intensas, enjoos e vômitos;

  • Polimenorreia: períodos menstruais com menos de 21 dias de intervalo;

  • Sangramento menstrual com duração inferior a 2 dias;

  • Sangramento intermenstrual: episódios de sangramento que ocorrem entre os períodos menstruais;

  • Sangramento após a menopausa ou após a relação sexual.

 

 

ciclo-menstrual-irregular-3

 

Considerando todas as possíveis causas e diferentes sintomas, é importante se consultar com o ginecologista regularmente desde a primeira menstruação e manter os exames de rotina em dia. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento assertivo. Não vacila com a sua saúde!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!