colica
Cólica menstrual muito forte: o que pode ser?
13 de dez de 2021

Cólica menstrual muito forte: o que pode ser?

Kira

Se você se contorce todo mês com cólica menstrual muito forte, vem descobrir até que ponto é normal sentir muita cólica

Se você sofre de cólica menstrual muito forte e está sempre se perguntando como aliviar a cólica, já deve ter se perguntado também se essa dor é normal. Porque a verdade é que muitas de nós podem pensar que, se fosse normal, não doeria tanto! Será que seu corpo está tentando te dizer alguma coisa?

 

 

A cólica tem um nome científico meio feio: dismenorreia. As pesquisas separam a cólica entre dismenorreia primária e secundária.

 

A cólica primária é aquela que dói de um jeito "normal": você a sente por alguns dias no começo da menstruação e consegue aliviar o desconforto tomando algum remédio leve para dor ou até mesmo com chás e bolsas de água quente.  

 

Já a cólica secundária, que é uma cólica muito forte e impede você de fazer as coisas – muitas vezes até de andar –, pode ser sinal de alguma disfunção ou doença.

 

Vamos entender melhor quando é preciso procurar a ginecologista e falar sobre cólica menstrual muito forte


São sinais de uma cólica preocupante:

  • Quando a cólica te impede de fazer as coisas e vai piorando a cada ciclo;
  • Você sente dor inclusive quando não está menstruada;
  • Sente dores na hora de transar;
  • Têm sangramento uterino anormal – fora da menstruação, por exemplo;
  • Têm histórico familiar de endometriose;
  • Fez algum tratamento uterino ou ginecológico recentemente.

 

 

Em geral, a cólica incapacitante acontece mais com mulheres que já passaram da adolescência. Essa cólica muito forte e preocupante pode ser sinal de endometriose, adenomiose (uma "prima" da endometriose), miomas, pólipos, más-formações no útero, doença inflamatória pélvica ou nódulos no útero.

Todas essas condições só podem ser diagnosticadas por um médico, depois de um exame cuidadoso feito tanto no consultório quanto com aparelhos de imagem, tipo ultrassom.

 

Se você sente que sua cólica é tão forte que impede você de fazer as coisas, é hora de procurar um médico. Não deixe para depois, afinal, quanto mais cedo você descobre o que tem, mais fácil é de tratar.

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se