desenho de um perfil feminino ao lado de figuras do símbolo feminino e interrogações

Como identificar sangramento uterino anormal?

29 de set de 2021
comentários

Aprenda a saber se é hemorragia ou menstruação ou sangramento uterino anormal (SUA)

Você sabe como identificar Sangramento Uterino Anormal? Conhecido como SUA, o sangramento uterino anormal é quando você sente que a sua menstruação é muito mais intensa do que o normal, ou está irregular de alguma forma, seja no volume do fluxo ou na quantidade de dias que você passa menstruada.

 

Mas como saber se é hemorragia, menstruação ou SUA? Se você está desconfiando que existe algo de anormal com a sua menstruação, separamos alguns itens para considerar:

 

desenho de um sistema reprodutor feminino ao lado de um calendário

 

Calcule o seu ciclo

Com auto-observação e atenção, você consegue perceber se a sua menstruação é assim ou se tem algo estranho acontecendo.

 

Você pode usar a calculadora de Ciclo Menstrual Kira para começar a fazer as anotações sobre a sua menstruação e descobrir padrões. Com ela você acompanha quantos dias passa menstruada, a intensidade do fluxo e ainda faz comentários sobre cada ciclo.


Depois de dois ou três ciclos, já é possível chegar a uma conclusão.

Sangramento o mês inteiro

Se a sua menstruação passa de uma semana, fique atenta. E cheque na sua calculadora de ciclo qual é a ocorrência desse período. Menstruações muito longas, que chegam a durar o mês inteiro – mesmo que seja só de um escape leve de sangue, podem ser uma indicação de SUA.

desenho de uma menina sentada em um absorvente

 

Fluxo muito maior

O média de tempo ideal entre trocas de absorvente é 4 horas, se você precisa trocar de absorvente em espaços muito mais curtos (e ainda assim vaza!), ou sente muita cólica associada ao ciclo, chega a ter anemia, procure seu ginecologista para investigar a causa.


O diagnóstico muda com a idade
Ao buscar um médico, ele vai considerar a sua faixa etária, pois as causas principais de Sangramento Uterino Anormal variam quando se trata de adolescentes, mulheres na vida reprodutiva ou no período climatérico.

O foco será diferenciar se você sofre de SUA de origem estrutural (lesões anatômicas do útero) ou de causas não estruturais (também conhecidas como disfuncionais). O sucesso do tratamento de Sangramento Uterino Anormal depende de um diagnóstico preciso.

 

Preste atenção no seu ciclo com o aplicativo “Fluxo Menstrual” permite a anotação dos dias e percepção do fluxo, bem como medir em mililitros o volume de menstruação a depender do tipo de absorvente que você usa, observe-se e busque ajuda profissional. O Sangramento Uterino Anormal pode significar uma queda na sua qualidade de vida. Menstruar não pode e nem deve ser incômodo, doloroso ou desconfortável.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!