Cólica fora do período menstrual: o que pode ser?
25 de out de 2021

Cólica fora do período menstrual: o que pode ser?

Kira

A cólica fora do período menstrual pode acontecer por vários motivos. Entenda as causas

Cólica durante o período menstrual é algo que a gente ouve muito por aí, bastante comum. Mas e quando sentimos cólica fora do período menstrual? Bom, ela deve ser investigada em alguns casos. Isso porque qualquer dor, ainda mais se for intensa, é um recado do corpo de que existe algo acontecendo ali para você prestar atenção.

 

Quando a cólica fora do período menstrual é normal?

Se você sentir uma pontada, ou uma cólica leve, no meio do ciclo menstrual, pode ser a ovulação. Nem todas as mulheres têm essa sensibilidade, mas se você tem, não há nada para se preocupar.
Essa cólica fora do período menstrual também pode se apresentar no início de uma gravidez.

 

Para entender se sua cólica fora do período menstrual é motivo de preocupação, avalie qual é a intensidade da dor e se ela ocorre repetidas vezes – ou se foi uma exceção de algum ciclo.

 

 

Quando a cólica fora do período menstrual é preocupante?

As cólicas fora do período menstrual devem ser observadas com mais cuidado e com a ajuda de um profissional quando são dores muito intensas, frequentes e vêm acompanhadas de outros sintomas, como:

 

  • um fluxo de menstruação muito forte (do tipo que nenhum absorvente "dá conta");
  • sangramento fora do período menstrual;
  • falta de menstruação;
  • tontura;
  • febre ou calafrios;
  • corrimento.

 

Nessas situações, é bom procurar o médico. Pode não ser nada, mas vale a pena checar, porque pode ser alguma condição como endometriose, mioma, adenomiose (espessamento da parede do útero), inflamações diversas ou a doença inflamatória pélvica – que é uma inflamação que começa na ppk mas afeta o colo do útero, o útero, trompas e ovários.

 

Não tenha vergonha de pedir ajuda, você não precisa passar pela dor e pela preocupação sozinha!

 

Observe os sinais do seu corpo e sempre cuide de fazer sua consulta e exames de rotina. A cólica fora do período menstrual, em si, não é um motivo de preocupação. Mas se ela causa muita dor, desconfie, e vá para o médico. Sempre é melhor se cuidar, afinal, sua vida é a coisa mais preciosa que você tem 😉


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se