Quem-toma-anticoncepcional-tem-TPM-ou-ta-livre-disso-1

Quem toma anticoncepcional tem TPM ou tá livre disso?

24 de ago de 2022
comentários

Entenda se quem toma anticoncepcional tem TPM

Alterações de humor, dores de cabeça, inchaço e cólicas fazem parte da sua vida alguns dias antes de menstruar? Esses são sintomas comuns entre as pessoas que menstruam, mas que, quando muito intensos, podem exigir um tratamento para controlá-los. E uma dúvida bem comum é se quem toma anticoncepcional tem TPM. Você sabe responder essa questão?

 

Quem-toma-anticoncepcional-tem-TPM-ou-ta-livre-disso-2

Afinal, quem toma anticoncepcional tem TPM?

A tensão pré-menstrual (TPM) é causada por oscilações hormonais nos dias que antecedem a menstruação ou, até mesmo, durante o período menstrual. Essa é uma condição tão comum que, segundo o Ministério da Saúde, 80% das mulheres brasileiras sofrem com os sintomas da TPM (que podem chegar a até 150 tipos!).

 

A TPM está diretamente relacionada à queda da produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona, que ocorre nesse período do ciclo.

 

Embora seja um processo normal, ninguém merece sofrer todo mês com esses incômodos, sejam físicos ou emocionais. E, por isso, muitas meninas acabam fazendo uso de anticoncepcionais hormonais como tratamento para o controle dos sintomas da TPM.

 

Isso aconteceria porque a pílula anticoncepcional tem como função principal bloquear a ação do ciclo menstrual – ela inibe a preparação e liberação do óvulo. Por isso existe a ideia de que, ao começar a tomar pílula, os efeitos da TPM irão desaparecer. A história é realmente essa, mas não é tão simples assim.

 

Antes de qualquer coisa, é zero recomendado começar a tomar pílula sem antes falar com o ginecologista, beleza? É preciso conversar com o médico para que ele faça uma avaliação completa do seu histórico clínico, analisando os aspectos da sua menstruação e os sintomas mais comuns. Só a partir disso ele poderá definir o melhor tratamento.

 

Como funciona o anticoncepcional?

A pílula, quando tomada de forma correta (todos os dias, no mesmo horário), pode evitar em até 98% as chances de uma gravidez.

 

O que acontece é que os hormônios presentes nela inibem a ovulação, o que faz com que a mulher não entre em seu período fértil. Com isso, quando há uma relação sexual com ejaculação, os espermatozoides não encontram óvulos e, assim, não ocorre a fecundação.

 

Emendar a cartela da pílula é uma boa opção?

É possível escolher, com a ajuda do ginecologista, por medicamentos que exigem um intervalo menor para recomeçar uma nova cartela, ou ainda pelo uso contínuo - emendar uma cartela na outra. Essa prática promove uma estabilização dos hormônios e, como não há variação, os sintomas da TPM tendem a ficar sob controle ou até mesmo são eliminados, sumindo da sua vida.

 

Há especialistas que indicam também o uso contínuo da pílula para o tratamento de endometriose, por exemplo.

 

Mas um detalhe importante: não é com qualquer anticoncepcional que você pode emendar uma cartela na outra. Alguns podem aumentar o risco de problemas de coagulação e pressão alta. Por isso, só faça o uso contínuo após a consulta com o seu médico, hein?

 

 

Quem-toma-anticoncepcional-tem-TPM-ou-ta-livre-disso-3

Também tenha em mente que apenas a pílula não faz milagre. É super importante adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada, para aliviar os sintomas da TPM.

 

Se você sofre com a TPM, não deixe pra depois, não normalize a dor e o incômodo, e procure seu médico. Com certeza ele vai te ajudar a eliminar esses incômodos que insistem em aparecer todo mês! 😊


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!