Você tem inchaço na TPM? Vem saber como aliviar esse sintoma
24 de mar de 2022

Você tem inchaço na TPM? Vem saber como aliviar esse sintoma

Kira

Veja dicas do que fazer para aliviar o inchaço pré-menstrual

Aquela barriga inchada na TPM é um clássico na vida de quem menstrua. Mas viemos te contar que ela não é algo que você deva se preocupar, porque apesar de ser incômoda, é uma parte natural do ciclo menstrual. Separamos algumas informações úteis para entender e aliviar o inchaço da TPM.

 

desenho de uma menina em pé ao lado de um celular mostrando o calendário menstrual de Kira

 

Quando começa o inchaço pré-menstrual?

O inchaço pré-menstrual pode começar em qualquer momento da fase lútea, que é a fase logo após o período fértil.  Ela é a preparação para a próxima menstruação e você consegue ter noção de quando esse momento acontece se acompanhar seus ciclos com a sua calculadora menstrual. Se, mês a mês, você alimentar a calculadora menstrual com informações sobre a data da sua menstruação e seus sintomas, ela fica mais precisa e oferece uma janela de tempo para esse momento.


Existe algum exercício para aliviar o inchaço na TPM?

Durante a TPM os seus níveis de progesterona, um dos hormônios reprodutivos, estão subindo, enquanto o estrogênio e a testosterona (outros dois hormônios) estão super baixos. Não existe um exercício específico para o inchaço – porque, na verdade, qualquer exercício pode ajudar nessa fase. O importante é prestar atenção se você está sentindo disposição para se exercitar. Nada de forçar a barra!

 

Na TPM como um todo é legal apostar em exercícios físicos para treino muscular, porque eles podem estimular a produção de testosterona, aliviando a sensação de cansaço da TPM, e você ainda vai liberar muito do estresse característico dessa fase do ciclo menstrual. 

 

desenho de uma menina comendo uma salada

 

O que comer para aliviar o inchaço da TPM?

Durante a TPM, além de ficarmos inchadas, vem uma vontade doida de comer coisas que incham ainda mais. Sabe aquela vontade de comer doces, frituras e muita massa? Nada disso é proibido, mas você pode pegar leve na hora de comer essas coisas, pelo bem da sua saúde. Coma o que tiver vontade, mas com moderação, porque a maioria dos doces, frituras e ultra processados (como aquele chocolate gorduroso ou um pacote de biscoito) incham mesmo!

 

Procure dar preferência aos alimentos que dão energia e ajudam a produzir serotonina, como folhas verdes e quinoa. Outra aposta boa para diminuir a inflamação na TPM (e assim o inchaço) são as comidas ricas em magnésio, um mineral que diminui a ansiedade e o estresse pré-menstrual. Você acha o magnésio no espinafre, no chocolate meio amargo e nas sementes de abóbora, por exemplo.

 

Se possível, fique longe de cafeína, carne vermelha, laticínios, refrigerantes e álcool, que agravam os sintomas da TPM.  

 

E lembre-se: enquanto o inchaço for apenas um incômodo, está tudo bem. Mas, a partir do momento que ele se torna uma dor, que atrapalha sua vida e suas atividades, você precisa procurar ajuda médica. Nenhuma dor é normal, e você não deve se acostumar a sentir dor, combinado?

 

Você tem mais alguma dica pra aliviar o inchaço da TPM? Conte aqui nos comentários 😉


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