Ilustração de aplicativo de calendário menstrual para ajudar a calcular o período fértil

Calcular período fértil: um passo a passo para não ter erro

12 de abr de 2024
comentários

Aprenda como funciona o seu ciclo menstrual de maneira fácil e prática com o nosso passo a passo

Afinal, como calcular o período fértil? Como saber quando é o período fértil? É antes ou depois da menstruação? Calma! Vem que a gente conta tudo sobre esse assunto.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de mão de mulher segurando absorvente interno 

 

O que é período fértil

O período fértil são os dias em que a mulher tem mais chance de engravidar durante o ciclo menstrual. Isso porque é quando o óvulo está liberado e maduro, pronto para ser fecundado – e dar início a uma gravidez.

  

A liberação do óvulo ocorre por 24 horas, no entanto, a fase fértil pode ter duração de até 7 dias, que é o período entre ele ser liberado e descer pela trompa em direção ao útero.

   

Como calcular o período fértil

Em um ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação acontece, geralmente, bem no meio do ciclo, ou seja, no 14º dia depois que você menstruou. Mas, como comentamos, o período fértil contempla, além do dia da ovulação, 3 dias antes e 3 depois, totalizando 7 dias de período fértil.

 

Quando o óvulo não é fecundado, o corpo prossegue no ciclo preparando o descarte do óvulo e das paredes que o útero preparou para receber o embrião. É aí que vem a menstruação.

   

Sinais do período fértil

O nosso corpo sempre dá sinais das mudanças pelas quais ele passa. E isso não é diferente durante a ovulação e o período fértil. Segundo a American Pregnancy Association, alguns dos sintomas do período fértil são:

  

  • Mudança no fluido cervical: o fluido cervical, aquele corrimento natural não associado a doença que se assemelha a “clara de ovo”, é um sinal de que você está perto da ovulação ou está ovulando;

  • Mudança na temperatura corporal basal: à medida que se aproxima a ovulação, você pode ter uma leve queda na temperatura do seu corpo, e aí o aumento da temperatura é o sinal de que a ovulação acabou de ocorrer;

  • Mudança na posição ou firmeza do colo do útero: durante a ovulação, o colo do útero estará macio, alto, aberto e úmido.

  

Em alguns casos, a mulher também pode experimentar como sintomas do período fértil:

  

  

Os sinais da ovulação variam de mulher para mulher, assim como o momento da ovulação. Algumas ovulam no mesmo dia do ciclo todos os meses, enquanto outras podem ovular em dias variados a cada mês.

 

Quantos dias após a menstruação é o período fértil?

Para entender quando acontece o seu período fértil, você precisa analisar o seu ciclo menstrual, e é mais fácil do que parece.

 

Quando você for contar os dias para calcular o seu ciclo menstrual (e para isso você pode ter ajuda do nosso calendário menstrual, basta se cadastrar aqui no site, é gratuito!), considere o primeiro dia da menstruação como o dia 1.

   

Como dissemos mais acima, a ovulação costuma acontecer no meio do ciclo, próximo ao dia 14 (no caso de um ciclo de 28 dias). É preciso ter em mente que a quantidade de dias do ciclo pode variar de 24 a 35 dias, mas o padrão de acontecimentos costuma ser estável – isso quer dizer que por volta do meio do ciclo acontece a ovulação.

  

Você sempre vai ouvir médicos usando frases como "por volta de" ou "tem chance de", porque realmente o ciclo pode ter pequenas variações: uma mulher pode ovular no dia 14, outra no dia 15, outra no dia 13, mas sempre será próximo dessa janela.

  

A ovulação é o momento principal do período fértil, ou seja, quando você tem maiores chances de engravidar. 

 

Todas as fases do nosso ciclo menstrual estão conectadas e, observando a repetição, entendemos mais sobre nós mesmas. 

 

Marque os dias do seu ciclo no calendário menstrual e continue acompanhando – aproveite para perceber se você se sente diferente lá no meio do ciclo, quando a ovulação está acontecendo!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!