periodofertil
Período fértil é antes ou depois da menstruação? Vem saber
13 de dez de 2021

Período fértil é antes ou depois da menstruação? Vem saber

Kira

Se você fica se perguntando “como saber meu período fértil”, chegou a hora tirar essa dúvida! Saiba mais

Afinal, quando acontece o período fértil? É antes ou depois da menstruação? Como você já deve saber, o período fértil é o intervalo no qual a mulher tem mais chance de engravidar, porque é quando o óvulo está liberado e maduro, pronto para ser fecundado.

 

A resposta sobre quando acontece o seu período fértil está na análise do seu ciclo menstrual.

 

desenho de alguém mexendo em um celular vendo um calendário menstrual

 

Quando contar os dias ao calcular o seu ciclo menstrual (e para isso você pode ter ajuda da calculadora menstrual), considere o primeiro dia da menstruação como o dia 1. A ovulação costuma acontecer no meio do ciclo, próxima ao dia 14 (no caso de um ciclo de 28 dias). A quantidade de dias do ciclo sempre pode variar, mas o padrão de acontecimentos costuma ser estável – por volta do meio do ciclo, acontece a ovulação.

 

Você sempre vai ouvir médicos usando frases como "por volta" ou "tem chance de", porque realmente o ciclo pode ter pequenas variações: uma mulher pode ovular no dia 14, outra no dia 15, outra no dia 13, mas sempre será próximo dessa janela.

 

A ovulação é o momento principal do período fértil. Para responder se o período fértil acontece antes ou depois da menstruação, na verdade, é uma questão de ponto de vista. Isso mesmo!

 

desenho de menina sentada mexendo no celular

 

Como saber meu período fértil

Pensando na contagem da calculadora menstrual, é natural responder que o período fértil acontece depois da menstruação, já que para facilitar as coisas contamos a menstruação como dia 1 do ciclo. Porém, pensando em termos biológicos, a ovulação ocorre antes da sua menstruação. O período fértil acontece, em média, 15 dias antes de você menstruar, e como o óvulo não é fecundado, o corpo prossegue no ciclo preparando o descarte do óvulo e das paredes que o útero preparou para receber o embrião.

 

Que loucura, não é? Mas é a parte bonita sobre ter um ciclo: todas as fases estão conectadas, e observando a repetição, entendemos mais sobre nós mesmas. Marque os dias do seu ciclo no calendário menstrual e continue acompanhando – aproveite para perceber se você se sente diferente lá no meio do ciclo, quando a ovulação está acontecendo! 

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se