Menina com sintomas do período fértil

Sintomas do período fértil: auto-observação é tudo!

24 de mar de 2022
comentários

Vem ver quais são os principais sintomas do período fértil

Todos nós funcionamos por ciclos, alguns mais perceptíveis e outros menos. Basta olhar para a natureza: tem ciclos anuais, os ciclos das estações, das fases da lua e até da duração de um dia ou de uma hora. Quem menstrua tem a sorte de ter um ciclo que é super fácil de perceber – mas, muitas vezes, não paramos pra prestar atenção nos detalhes do nosso próprio ciclo, e aí parece algo difícil de observar. Mas não é não 😉 Vamos te mostrar alguns sinais pra você perceber quais os sintomas do período fértil.

 

desenho de uma menina sentada na cadeira mexendo no celular

Como saber se você está no período fértil

O primeiro passo é começar a alimentar a sua calculadora menstrual com informações sobre as datas das suas menstruações e como você está se sentindo. Por apenas alguns dias (no máximo 5!) você fica na fase fértil e, em geral, os médicos vão te orientar para observar em torno de 8 ou até 10 dias para prevenir uma gravidez, por exemplo. É uma espécie de "margem de segurança".

 

A fase fértil no seu corpo é um pico de estrogênio, um hormônio importante para a fertilidade. Aliás, uma coisa interessante nesse período é investir em comidas anti-inflamatórias para ajudar seu fígado, que vai produzir e liberar esse hormônio que ajuda a regular o seu ciclo: frutas, vegetais e gorduras saudáveis como as que existem em nozes e castanhas.

 

A calculadora menstrual vai ajudar você a reconhecer essa janela de tempo, mas, mesmo o ciclo tendo uma média de dias, cada mulher vai ter seu próprio ritmo. Por isso vale buscar pelos sinais do período fértil.

 

Quais são os sintomas do período fértil

Muco cervical: observe seu muco cervical, que é a secreção produzida no colo do útero e que muda de acordo com as suas flutuações hormonais. O muco cervical, no início do ciclo (ou seja, na menstruação) é mais grosso, para dificultar a movimentação dos espermatozoides. É o jeito de o corpo dizer "ainda não estou pronto para gerar um embrião".

 

O muco cervical no período fértil está sob ação do estrogênio. E isso significa, na prática, que a ppk fica com uma maior sensação de umidade e lubrificação. É um sinal de fertilidade, pois é o momento em que os espermatozoides têm maior facilidade de movimentação no colo uterino. Nessa fase, você consegue ver que seu corrimento natural fisiológico está transparente, elástico, escorregadio e fluido, semelhante à clara de ovo.

 

Dor de ovulação: algumas mulheres sentem uma pontadinha em um dos lados da pelve, chamada de dor de ovulação. Essa dor abdominal é leve, e não dura muito tempo. Também pode ser um sinal de período fértil.

 

Sensação de peso nas mamas: é aquela sensação de que os seios estão mais cheios e pesados. Muitas mulheres notam que no período fértil seus corpos ficam ligeiramente mais curvos. 

 

Variação de libido: você pode sentir muito mais excitação e mais vontade de ter relações sexuais no período fértil. É um momento em que o corpo está inundado de hormônios que propiciam a gravidez – e nada propicia mais a gravidez que uma relação sexual, não é? O desejo costuma ficar em alta no período fértil.

 

Medição de temperatura basal: essa é bem mais complicada, mas também é um método para identificar um sinal de que você entrou no período fértil. A temperatura basal é a sua temperatura em repouso absoluto, o que significa fazer uma medição da temperatura ao acordar, antes de se levantar, com um repouso mínimo de 5 horas.

 

Precisa ser sempre com o mesmo termômetro, e por via oral, na ppk ou no ânus. E assim você vai preenchendo um gráfico. Quando essa temperatura tem um leve aumento, é sinal de que você está no período fértil. Os quatro primeiros dias de temperatura mais alta são o período fértil, e depois disso ela permanece elevada, mas a fertilidade já passou.

 

desenho de uma menina sentada com os cabelos voando e cobrindo o céu

Nenhuma outra pessoa além de você consegue notar que você está no período fértil. Por isso que se observar é o maior autocuidado que existe. Só você consegue entender como seu corpo funciona – e essa habilidade te ajuda a cuidar da sua saúde e até auxilia os médicos em um momento de entender por que você está doente.

 

Aproveite para anotar na sua calculadora menstrual os detalhes que você reparou no corpo em cada fase. Aos poucos, você vai decifrar o enigma que você é. 😊


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!