engravidar

É possível engravidar fora do período fértil?

24 de nov de 2021
comentários

Sim, é possível engravidar fora do período fértil. Entenda

Por mais que, em teoria, a gente saiba que as maiores chances de engravidar são no período ovulatório, tem horas que bate aquela dúvida: é possível engravidar fora do período fértil? Um dos melhores jeitos de tirar essa questão da cabeça é usando a calculadora menstrual com frequência. O período fértil é quando a mulher engravida – mas isso não acontece, necessariamente, no dia da ovulação, que está dentro desse período.

 

desenho de uma mulher grávida com um balão com uma interrogação


Mas e se alguém engravidar fora do período fértil?

Isso pode, sim, acontecer se a menina passou por uma mudança de ciclo, seja por motivos emocionais, hormonais ou por algum tratamento médico.

 

Com a calculadora menstrual temos alguma noção de quando o período fértil acontece, mas não conseguimos ter certeza, porque o nosso corpo muitas vezes funciona fora do "previsto".

 

Por isso que os médicos usam muito frases como "por volta" ou "tem chance de", porque realmente o ciclo menstrual pode ter pequenas variações entre as suas fases.

 

Quando a mulher tem ciclos menstruais regulares, ou seja, não tem muitas ocorrências de atraso ou adiantamento na menstruação, o período fértil deve durar cerca de seis dias, com a ovulação acontecendo no meio disso.

 

desenho de uma menina segurando um calendário com dias marcados da sua menstruação

 

O período fértil é um período, não apenas um dia. E como tudo no seu ciclo, está sujeito a variações que acontecem por causa do seu estilo de vida, do ambiente, e do contexto em que você está.

 

Muitas vezes, você não vai ter noção exata de quando está no período fértil. Por isso, nunca fique sem camisinha, é melhor prevenir!

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!