camisinha

Aprenda como usar a camisinha corretamente para não falhar

20 de out de 2021
comentários

Um guia rápido sobre como usar camisinha e como usar a camisinha feminina, que previnem não só a gravidez, como as infecções sexualmente transmissíveis. Veja mais

A camisinha é o método contraceptivo mais barato e acessível atualmente – dá pra comprar na farmácia, existem postos de distribuição e você também pode pegá-las (gratuitamente) nos postos de saúde. O que faz a camisinha ser tão incrível é que ela protege da gravidez e também das infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, e não afeta em nada o seu corpo (ao contrário de um anticoncepcional, por exemplo, que pode causar alterações hormonais).

A taxa de falha da camisinha quando usada corretamente é de apenas 3%
, já a camisinha feminina tem uma taxa de falha ainda menor, 1,6%. Quando o uso não é totalmente correto, como a má colocação do preservativo, a camisinha masculina tem 14% de chance de falhar, e a feminina, 21%. Por isso, vale a pena ficar esperta e saber como colocá-las, porque isso faz toda a diferença.

 

desenho de uma pessoa entregando uma camisinha para outra

 

Como usar a camisinha

Em primeiro lugar, você precisa ter uma – ou seja, não é legal depender do/a parceiro/a pra isso! Peça no posto de saúde ou compre na farmácia. Hoje em dia, é bem raro alguém te olhar feio ou você se sentir julgada por alguém quando pega uma camisinha na prateleira. E, vamos combinar, mesmo se alguém te olhar estranho, essa pessoa não tem nada a ver com a sua vida e a sua saúde é mais importante que a opinião de qualquer pessoa. Combinado?


A camisinha precisa estar dentro da data de validade e ser guardada em temperatura ambiente, e sem contato com luz, calor ou excesso de atrito. Guardar na carteira, por exemplo, pode causar algum rompimento nela.


Depois disso, lembre-se de colocar a camisinha tanto feminina quanto masculina antes mesmo de qualquer tipo de penetração. O contato inicial já passa infecções, mesmo se o garoto não gozar – e o pênis solta líquidos antes desse momento que também possuem espermatozoides. Melhor não dar bobeira.

Como usar a camisinha masculina

Primeiro, rasgue a embalagem cuidadosamente pra não estragar a camisinha. Depois, você tem que segurar o preservativo apertando a pontinha da camisinha.

Com a ponta apertada, coloque ela sobre o pênis ereto, e desenrole até a base.

 

Quando a relação sexual terminar, retire a camisinha pela base, com cuidado para não vazar. Dê um nó e jogue no lixo. A camisinha só pode ser usada uma única vez, mesmo se você transar mais vezes no mesmo dia, sempre abra uma nova.

 

Como usar a camisinha feminina

Retire o preservativo da embalagem e segure a argola interna com os dedos polegar e o indicador. Aperte essa argola pra ficar bem confortável de introduzi-la na ppk. Assim que colocar, use seu dedo indicador e coloque ele dentro da camisinha, para sentir se ela está bem-posicionada lá dentro.


A argola externa vai ficar para fora, cobrindo uma parte pequena da sua ppk. No momento da penetração, segure a argola externa com uma das mãos. Após a relação, torça a argola externa e puxe a camisinha feminina com cuidado para fora da sua ppk. Jogue a camisinha feminina no lixo – assim como a masculina, ela não pode ser reutilizada!

desenho de um homem e uma mulher deitados na cama, e a mulher segurando uma camisinha


Ao contrário do que muita gente diz, a camisinha não tira a sensibilidade. Ela é finíssima e feita para que você aproveite a relação, dando a opção de curtir o sexo ainda mais: sabendo que está protegida de doenças ou de uma gravidez.

 

No começo pode parecer estranho parar o amasso para colocar a camisinha, mas esse estranhamento passa rapidinho e ainda pode ser um momento divertido com o/a parceiro/a, uma chance para fortalecer a intimidade e deixa o prazer ainda melhor. Camisinha é vida, não fique sem ela! 

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!