calculociclo

Aprenda como calcular o ciclo menstrual

25 de out de 2021
comentários

Se você ainda não sabe como contar o ciclo menstrual, agora é a hora de aprender! Nossa calculadora deixa isso fica ainda mais fácil

A menstruação marca o início da vida fértil da mulher, e é importante saber que este momento em que você está sangrando é uma das fases do seu ciclo menstrual. Na verdade, o ciclo dura todo o mês, até o próximo sangramento. Mas como contar o ciclo menstrual então? Fique ligada, o primeiro passo para aprender como calcular é entender qual é o processo que esse ciclo faz no seu corpo. E sabe o que deixa esse cálculo rápido e fácil? A nossa calculadora menstrual. É só fazer o seu cadastro pra começar a colocar as informações e acompanhar seu ciclo.

 

O ciclo menstrual costuma durar 28 dias, mas isso varia de mulher para mulher. Então não surte se você perceber que seu ciclo tem 26 ou 30 dias – é supernormal! O ciclo tem 3 fases, que correspondem às fases que seu corpo passa entre amadurecer um óvulo, passar pelo período fértil (quando é possível engravidar) e depois descartar o óvulo durante a menstruação. É importante entender essa dinâmica para calcular seu ciclo, porque todos os meses ela vai se repetir.

 

desenho de alguém mexendo em um celular vendo um calendário menstrual

 

Passo 1: O dia em que o ciclo começa

Tudo começa no dia 1 da menstruação. Se você vai começar a contar seu ciclo agora, fique de olho quando começar a menstruar. Esse dia, que você viu um pouco de sangue na calcinha, e esse sangue ainda não é totalmente vermelho na maioria das vezes (pode ser meio pro marrom, uma borra), é o seu primeiro dia do ciclo! O primeiro dia dá início à fase folicular. Marque esse dia na agenda e no seu calendário menstrual. Vai ser a partir desse dia que vamos contar as outras fases do seu ciclo.

Passo 2: Quantos dias dura a menstruação

A menstruação pode durar de 5 a 10 dias, mas, como sempre, pode variar. Cada corpo é um e justamente por isso você está aprendendo a contar o seu ciclo menstrual: para se conhecer. Marque no calendário quantos dias a sua menstruação durou. A fase folicular dura um pouco mais que a menstruação, em média, entre 12 e 14 dias, a contar do dia que desceu pra você. Isso significa que o sangue vai parar de aparecer, mas seu corpo continua trabalhando na fase folicular. E ele vai trabalhar para liberar o óvulo do próximo mês durante a sua fase fértil, esperando, em teoria, uma fecundação (gravidez).

Passo 3: Quando começa o período fértil?
Por volta do 14º dia do ciclo, seu corpo vai começar a liberar hormônios para amadurecer um novo óvulo, iniciando a fase ovulatória. O óvulo vai ser liberado por um dos seus dois ovários e começar a descer por uma das trompas de falópio. Existem mulheres que conseguem até sentir uma pequena pontada de um dos lados do abdômen na época de ovulação – mas não é obrigatório, se você não sente nada, tá tudo bem! Nessa fase é quando você precisa estar atenta aos sinais da sua fertilidade. Se observe: como está a umidade natural da sua ppk? Seus seios estão doloridos ou inchados? E sua disposição? Em geral, durante essa fase do ciclo menstrual, ficamos super bem-dispostas e com a autoestima lá em cima. É a hora de se arriscar e tentar aquela cor de batom que você sempre fica com medo de chamar muito a atenção 😉 É também a melhor fase para fazer esportes aeróbicos ou de alto impacto, seu corpo vai estar com tudo para te acompanhar! É também a fase que você tem mais chances de engravidar se tiver relações sexuais. O óvulo é liberado por 24 horas, mas a fase fértil pode durar até 5 dias entre ele ser liberado e começar a descer pela trompa em direção ao útero para ser descartado.

desenho de menina sentada no sofá pensando


Passo 4: Tá chegando a menstruação!

Depois do período fértil chega a fase lútea. Ela é a fase na qual o seu útero ainda não sabe se você engravidou ou não. Ele jura que o óvulo foi fertilizado (que recebeu um espermatozoide) e começa a reforçar as paredes do útero para se preparar para acolher o embrião (que daria origem ao bebê). Essas paredes vão descamar depois, e essa descamação é a maior parte da sua menstruação.  É nessa fase que acontece a famosa TPM, ou tensão pré-menstrual. Ela pode se agravar conforme você chega mais perto do dia 28 do ciclo – ou seja, a próxima menstruação. Quanto mais perto da menstruação, mais cansada você pode se sentir, por isso também é interessante usar a calculadora menstrual e entender em quais dias você quer ficar mais quietinha. Esse é o momento pra ficar bem de boa no sofá vendo uma série que você adora, tendo como companhia o seu pet ou a sua melhor amiga 🤗 Você também pode sentir a pele mais oleosa, o corpo mais inchado e dolorido, e as emoções à flor da pele. Respeite esse momento e relaxe, todas as outras mulheres do mundo passam pela mesma coisa. A fase lútea dura até o próximo primeiro dia da menstruação. E daí você começa a contar tudo de novo.

 

Sim! Se chama ciclo porque todo mês tem #UmNovoCiclo. E agora você já sabe contar os dias do ciclo menstrual. Você vai ver: depois de dois ou três ciclos, você já vai ser especialista e prever as fases de longe. E conhecer seu ciclo menstrual é muito poder!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!