desenho de uma menina sentada estudando
Um guia para ficar por dentro da primeira menstruação
31 de jan de 2022

Um guia para ficar por dentro da primeira menstruação

Kira

Tudo o que você precisa saber sobre os sinais da primeira menstruação - a menarca

A menarca, nome que se dá para a primeira menstruação, é um dos marcos da passagem da infância para a adolescência. E por mais que todo mundo diga que puberdade é osso, acreditamos que é uma fase, ao mesmo tempo, maravilhosa! São tantas mudanças, tanto no corpo quanto na vida escolar, no grupo de amigos, nas relações, que é importante estar saudável e tranquila para aproveitar cada minuto.

 

Para ajudar você nessa fase da vida, perguntamos para a dra. Rebeca Gerhardt quais são os sinais de que a primeira menstruação está chegando.

 

desenho de uma menina se olhando no espelho

 

Sinais da primeira menstruação

Segundo a dra. Rebeca, a primeira menstruação nunca virá totalmente de surpresa, porque ela é o terceiro evento da puberdade. Primeiro aparecem os pelos pubianos e depois os brotos mamários – que é quando o mamilo começa a ficar mais durinho e a menina sente como um pequeno nódulo na região.

 

Quando essa fase passa, é sinal de que a menarca está chegando. Em média, depois de dois anos depois do início desses sinais vem a primeira menstruação.

 

A famosa TPM

Depois dos primeiros sinais da puberdade, o corpo continua se desenvolvendo. Quando a menstruação está chegando, a menina costuma sentir os clássicos sintomas pré-menstruais – muitas vezes sem nem saber muito que são eles. Dores nas mamas, cólica, irritação e vontade de comer mais (especialmente doces) são sinais de tensão pré-menstrual, a famosa TPM.

 

Não tem como prever com exatidão quando a primeira menstruação vai chegar. Mas é interessante que, depois de aparecerem os pelos pubianos e os brotos mamários, você já deixe um absorvente na necessaire, porque o processo já começou – oba!

 

O sangue da primeira menstruação

Sua menstruação pode começar como pequenas gotinhas de sangue mais escuro – conhecidas como escape menstrual. Não precisa se preocupar, é supernormal o sangue ficar marrom. Isso acontece quando ele tem mais contato com o oxigênio, e, nesse momento, ele está descendo mais devagar pelo seu canal vaginal.

 

Em seguida vem o sangue vermelho-vivo. E é esse o dia do começo "oficial" da menstruação – e o que você deve marcar na sua calculadora menstrual. O sangue da menstruação pode variar de cor: ser mais escuro, mais para o vinho ou para o marrom (tipo borra de café) no começo ou final do ciclo. Muitas vezes, você pode ver pequenos coágulos saindo, eles são como "pedaços" gelatinosos de sangue. Não se preocupe, é normal.

 

Essa alteração da cor e até da consistência do sangue ao longo do período menstrual é comum e serve para você observar e conhecer melhor o seu corpo. Ao longo do tempo, vai indicar para você em qual momento da menstruação você está.

 

desenho de uma menina sentada abraçando um coração

 

Depois da primeira menstruação, quando vem a outra?

Depois da primeira menstruação, é comum as próximas serem bem irregulares, e não é motivo para se preocupar. Você pode acompanhar seu ciclo com a calculadora menstrual, mas sempre tendo consciência de que ela faz as previsões de acordo com as informações que você vai colocando, ciclo após ciclo.

 

Na maioria dos lugares você vai ler que o ciclo menstrual (período entre uma menstruação e outra) dura entre 28 e 30 dias, mas cada mulher terá o seu ritmo, e, como você não é uma máquina, pode ser que não menstrue sempre na mesma data ou no mesmo intervalo. É considerado normal ter um ciclo entre 21 e 35 dias.

 

Na verdade, quando começamos a menstruar, o corpo ainda está passando por alterações hormonais fortes, e a menstruação pode vir mais cedo ou mais tarde do que o esperado. O importante é prestar atenção nela, sempre anotar quando veio na calculadora menstrual e se proteger com camisinha se tiver vida sexual ativa – porque agora você pode engravidar.

 

Menstruar é ter a certeza de que você é sempre um novo ciclo: seu corpo está sempre mudando, melhorando e se reconstruindo. Curta todas as fases do seu ciclo menstrual, e viva sua primeira menstruação sem medo. Acredite, ela é o início de uma fase inesquecível!


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se