TPM: saiba tudo sobre a tensão pré-menstrual
24 de nov de 2021

TPM: saiba tudo sobre a tensão pré-menstrual

Kira

Você já deve ter ouvido falar dessa sigla, ou talvez até experimentado uma mudança brusca de humor antes de menstruar. Mas, afinal, o que é a TPM? Entenda

Você já viveu uma TPM?

 

Para entender do que se trata a TPM, ou a tensão pré-menstrual, é preciso pensar primeiro no ciclo menstrual. Ao longo do ciclo você experimenta oscilações na quantidade de hormônio presente no seu corpo. É assim que você vai se preparando para uma possível gravidez – e, quando ela não acontece, vem a menstruação.

 

Logo antes de menstruar você começa a viver uma oscilação que é diária, e, seu corpo reage a tanta mudança produzindo os sintomas da TPM.

 

 

O que é a TPM?

A tensão pré-menstrual, conhecida como TPM, é o período antes da menstruação, quando seus níveis de estrogênio caem e a progesterona aumenta. O estrogênio contribui para a saúde do seu cérebro, para a saúde óssea, entre outras áreas, e a sua falta provoca vários sintomas, incluindo dor de cabeça. A progesterona retém líquidos, causando o inchaço e as dores. Quando chega o momento da menstruação, essas concentrações ficam próximas de zero. Traduzindo: é tanta oscilação de hormônio, que ela causa efeitos no seu corpo, na mente e na disposição. Por isso que TPM é real, sim!

Mas, assim como cada mulher tem uma quantidade de cada hormônio e um ritmo de ciclo, cada mulher vivencia esse momento de um jeito diferente.


Existem tipos de TPM?

Para cada mulher, existe uma TPM. A verdade é que a TPM é reconhecida pelos sintomas, e até agora são conhecidos 150 sintomas ligados à TPM – e nem sempre você vai ter todos.
Estatísticas apontam que entre 20% e 30% das mulheres apresentam alguns dos sintomas pré-menstruais, e dessas, 5% têm as vidas impactadas de forma significativa por isso.

 

Sintomas mais comuns da TPM

Em geral, você pode se sentir mais irritada ou emotiva, perceber inchaço na barriga ou nos seios, com muita vontade de comer (especialmente doces), alterações no sono e dores de cabeça, entre outros sintomas

 

A TPM pode aparecer até 15 dias antes da menstruação – algumas mulheres vão senti-la por apenas alguns dias, talvez um ou dois, depende do corpo e do estilo de vida.

 

E fique atenta: quanto mais estresse, mais sintomas de TPM aparecem. Por isso é bom acompanhar seu ciclo com a calculadora menstrual e se planejar para curtir dias mais tranquilos perto da menstruação, se for possível. Nada de tensão, de conversas difíceis ou de marcar muitos compromissos. Aproveite para descansar!

 

Como aliviar os sintomas da TPM?

Quando a TPM é muito forte, ela pode ser diagnosticada como TDPM – transtorno disfórico pré-menstrual. Esse diagnóstico só pode ser feito por um ginecologista, e, nesses casos, o médico também vai indicar o tratamento.

 

Para aliviar os sintomas mais comuns da TPM, os médicos indicam fazer exercícios físicos durante esses dias. Mesmo se você estiver mais cansada, tente uma modalidade leve como alongamento ou caminhada. Além disso, faça o que puder para reduzir o estresse, comer comidas saudáveis e ficar longe de ultraprocessados como refrigerantes, biscoitos e salgadinhos, por exemplo.

 

Existem também mulheres que relatam melhoras com suplementos naturais, como óleos específicos, mas só experimente um suplemento com indicação do seu médico – afinal, o que é bom para uma mulher pode não ser para outra.

 

A verdade é que, até agora, a melhor ferramenta para lidar com a TPM é o autoconhecimento. Quando você se observa e se conhece, percebe os sintomas chegando e pode pedir um tempo para os amigos, namoradxs, para os pais e descansar, ficar um pouco sozinha, tomar um banho longo e fazer algo para relaxar. Escute seu corpo, e se cuide! 😉


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