desenho de menina

É normal sair coágulos de sangue na menstruação?

31 de jan de 2022
comentários

Vem entender por que existe menstruação com sangue coagulado

O primeiro coágulo na menstruação a gente nunca esquece. Toda mulher que já se deparou com "pedaços" de sangue em seu fluxo menstrual, sem saber do que se tratava, no mínimo, se assustou um pouco. Mas fique sabendo que menstruação com sangue coagulado é comum, e vamos explicar para você exatamente o que está acontecendo quando isso acontece.

 

desenho de coágulos de sangue

 

O que são coágulos na menstruação?

Durante o ciclo menstrual, o útero se prepara para receber uma gravidez. Parte desse processo de preparação é deixar o endométrio mais espesso. O endométrio é a camada que reveste o útero, e, no caso de uma gravidez, ele precisa estar reforçado para suportar o embrião.

 

Quando menstruamos, não é só o óvulo que não foi fecundado que é descartado, o endométrio também descama e é expelido. Por isso que sai tanto sangue – muito mais do que o volume de um pequeno óvulo.

 

A verdade é que não existe um consenso sobre a origem dos coágulos menstruais. Alguns pesquisadores afirmam que, em dias de fluxo superintenso, os anticoagulantes naturais do seu corpo não têm tempo de agir, porque o sangue está saindo rápido demais. Assim, os coágulos se formam e você os vê na menstruação.

 

Outras linhas defendem que, durante o processo de descamação do endométrio pequenos vasos sanguíneos se rompem – e para evitar que seu corpo perca muito sangue, o plasma e as plaquetas trabalham juntos para formar coágulos sanguíneos.

desenho de menina

Então é normal sair coágulos de sangue na menstruação?

Sim, pode ficar tranquila, é normal sair pequenos coágulos na menstruação e até em uma coloração mais escura. Especialmente nos dias de fluxo intenso, porque, como deu para notar nas explicações acima, coágulos são uma forma de o corpo reagir ao sangramento intenso.

 

O recomendado pelos médicos é que você se preocupe com os coágulos só se eles forem maiores que uma moeda. Outra coisa: coágulos e cólicas durante todo o ciclo não são normais e são grandes indicativos de que alguma doença pode estar presente. Por isso é sempre bom olhar para a própria menstruação e prestar atenção nos sinais que o seu corpo dá. Nesses casos citados, entre em contato com seu médico e peça orientações.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!