coresmenstruacao

Cores da menstruação e seus significados

20 de out de 2021
comentários

A cor da menstruação pode variar, mas não costuma ser motivo de preocupação. Conheça algumas das variações mais comuns

De forma geral, quando a gente imagina a menstruação, logo vem à cabeça o sangue supervermelho vivo, mas menstruar nem sempre é bem assim. Muitas mulheres veem, ao longo do ciclo menstrual, mudanças na coloração do sangue. Vamos entender o que cada cor de menstruação significa.

 

Menstruação marrom ou preta

As mudanças na cor da menstruação não significam uma doença específica. Em alguns casos, podem indicar alterações hormonais no corpo, mas na maioria das vezes o que causa a mudança de cor é o contato do sangue com o oxigênio. Quando o sangue é exposto ao oxigênio, a sua cor fica mais escura, tendendo para o marrom – a cor que a maioria das mulheres vê no começou ou no final do ciclo menstrual. Como o sangue sai mais devagar nesses momentos, ele fica mais exposto ao ar, alterando sua cor. Se você perceber o sangue "preto", na verdade é essa tonalidade marrom que já escureceu um pouco mais devido ao contato com o oxigênio.

 

desenho de um absorvente externo com um sangue na parte central

 

Menstruação cor vermelho vivo ou vermelho escuro
Nos dias de fluxo mais intenso, você pode perceber que o sangue é vermelho vivo, porque ele está "descendo" mais rápido, sem entrar em contato com o oxigênio por tanto tempo.

Já o sangue vermelho mais escuro também é normal nos dias de fluxo intenso, significando apenas uma variação normal de pessoa para pessoa.

Menstruação rosa
Já o sangue cor de rosa, parecendo "aguado", em geral está misturado a outras secreções normais da ppk. Esse sangue rosa também pode vir de algum machucado no canal vaginal ou mesmo ser um sinal de gravidez – tem mulheres que relatam ver um escape rosa perto de quando acontece a nidação, que é a fixação do embrião no colo do útero. A princípio, o sangue rosado não é nada para se preocupar, mas vale ficar de olho para ver se junto com ele vem outros sintomas como corrimento ou dores abdominais.


desenho de uma menina sentada olhando para sua mão com um absorvente sujo de sangue

 

Menstruação laranja ou cinza
Os alertas de atenção ficam para os seguintes casos: o sangue ter aspecto alaranjado, que pode significar uma infecção, ou acinzentado, principalmente se vier acompanhado de mais sintomas como dor na pelve, cheiro ruim, ou febre, por exemplo. Nesse caso, procure um médico imediatamente.

 

Se observar é muito importante, e é o melhor jeito de cuidar da sua saúde. Busque sempre se conhecer e não tenha vergonha de olhar para o aspecto da sua menstruação, só vai te fazer bem 😊  

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!