Ilustração Mulher com dúvida sobre itens relacionados a menstruação

Primeira menstruação: como se preparar?

comentários

Conheça os sinais de que a primeira menstruação está chegando

Se você ainda não menstruou, mas já está falando sobre isso, provavelmente está ansiosa para essa nova fase da sua vida começar! Nós escutamos as histórias sobre a primeira menstruação das amigas, da nossa mãe, das primas e a pergunta vem: quando será que vai chegar a minha vez?

 

desenho de um corpo feminino com um coração na parte do útero

 

Menstruar pela primeira vez é um momento importante, mas não se preocupe, seu corpo sabe a hora certa! Não existe um momento exato em que você deveria estar menstruando, e, mesmo se você for a última da sua turma, saiba que é perfeitamente normal menstruar pela primeira vez até aos 18 anos!

 

E você ainda vai passar décadas menstruando, então sem pressa. Nenhuma de nós é igual, e o momento em que desce a primeira menstruação, é, com certeza, desenhado especialmente para você pelo seu corpo.

 

A menstruação começa na puberdade e vai até por volta dos 50 anos, durante a idade reprodutiva da mulher. É difícil prever quando você vai menstruar pela primeira vez, mas existem alguns sinais da primeira menstruação para ficar atenta.

 

desenho de uma menina sentada em um absorvente

 

Sinais de que a primeira menstruação está chegando:

● Surgimento de pelos pubianos (sim, os famosos pentelhos!).

● Os primeiros corrimentos começam a aparecer na calcinha.

● Mudanças na forma do corpo, ganhando mais curvas e alterações principalmente nos mamilos e seios.

● Surgimento de espinhas no rosto.

● Perto da primeira menstruação você pode sentir cólicas, que são dores na região abdominal, como uma dor de barriga ou na lombar.

● Perto da primeira menstruação você pode sentir seus seios mais sensíveis, e alterações de humor.

 

Qual é o melhor absorvente para a primeira menstruação?

Em geral, é bom começar com um absorvente externo – e de preferência com abas! As abas prendem o absorvente na calcinha para você se sentir segura quanto a vazamentos.

 

Se você se sentir bem, pode experimentar um absorvente interno, mas de início, talvez se sinta mais segura "percebendo" o absorvente externo em contato com você durante o dia, lembrando que está tudo bem! Aos poucos, vai entender melhor como usar cada tipo de absorvente.

 

Aproveite e pergunte para a sua mãe, irmã ou para aquela amiga muito querida que já menstrua sobre qual é o absorvente preferido dela. Não tenha medo de conversar sobre isso com as pessoas que você confia, quanto mais informação, melhor! 😘

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!