desenho de menina com cólica
Dor da ovulação: você já ouvir falar disso?
31 de jan de 2022

Dor da ovulação: você já ouvir falar disso?

Kira

Vem saber mais sobre como é a dor de ovulação e por que ela acontece

Você já sentiu a dor da ovulação ou nunca nem ouviu falar disso? Diferente da cólica, essa dor costuma aparecer como uma pontadinha de um dos lados do ventre, perto do período ovulatório. Fomos perguntar para a dra. Rebeca Gerhardt sobre a dor da ovulação e temos respostas para todas as dúvidas sobre o assunto!

desenho de menina deitada no sofá

Como é a dor da ovulação? 
A dor da ovulação é uma dor "lateralizada". Enquanto a cólica é uma dor que acontece no centro do ventre, a dor de ovulação vai sempre acontecer de um lado só. Pode ser do lado esquerdo ou do lado direito.

 

Se você nunca sentiu a dor da ovulação, não se preocupe. Ela nem sempre vai acontecer, e em geral só ocorre nas mulheres que não fazem uso de anticoncepcional hormonal, porque a verdade é que as mulheres que usam anticoncepcional não ovulam – os hormônios na pílula impedem a ovulação.

 

Se você não toma pílula, mas mesmo assim nunca sentiu essa dorzinha, não se preocupe. Isso não significa que a ovulação não ocorreu, ela aconteceu, mas você não percebeu – nem todas as mulheres têm sensibilidade para notar a ovulação, fique tranquila. 

 

Quanto tempo dura a dor da ovulação?

A duração varia muito de mulher para mulher, em geral essa dor é fruto da presença do corpo lúteo.

 

O corpo lúteo é um cisto pequeno que se desenvolve no ovário temporariamente – para produzir os hormônios necessários para a ovulação – e depois vai embora. A dor pode durar de 2 até 14 dias – o período da fase lútea do ciclo menstrual.

 

Para saber quando a fase lútea se aproxima, use a calculadora menstrual. Quanto mais você alimentá-la de informações, mais precisas ficam as previsões da fase do seu ciclo.

 

desenho de menina com várias frutas e verduras ao seu redor

 

Como aliviar a dor da ovulação?

A dra. Rebeca indica que você converse com o seu médico ou médica para saber quais analgésicos são efetivos e seguros para você. E que também tenha os cuidados básicos de saúde – que já ajudam muito. Isso significa dormir bem, ter atividade física regular, e cuidar da alimentação.

 

A dra. também conta que ter uma alimentação menos inflamatória pode ajudar nessa fase, evitando glúten, lactose, e elementos que alterem seu trânsito intestinal. Os ovários estão muito, muito perto dos intestinos, e quanto melhor eles estiverem funcionando, menos impacto você terá sobre os ovários nessa fase.

 

A dor de ovulação muitas vezes é só um incômodo que passa rapidamente, mas ela não deve ser ignorada. Todas as dores são recados do nosso corpo, e devemos escutá-los com cuidado. Se você sentir que a dor da ovulação está incomodando demais, converse com o seu médico. Juntos, vocês podem cuidar para que você não sinta mais desconforto. 


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se