secrecao-vaginal-1

A secreção vaginal muda durante o ciclo menstrual. Entenda!

22 de mai de 2023
comentários

Será que você sabe o que é secreção vaginal? Te mostraremos de qual forma essa secreção da vagina muda ao longo do ciclo menstrual. Vem entender mais!

Você certamente já percebeu uma secreção vaginal na calcinha ou ao usar o papel higiênico na ppk. Mas já se perguntou o porquê de isso ocorrer? 

 

secrecao-vaginal-2

 

Secreção vaginal

A secreção vaginal é algo comum e bem natural. Ela não é motivo de preocupação desde que seja transparente ou esbranquiçada, podendo ser fluida ou espessa (tipo clara de ovo). Seu cheiro também não deve ser desagradável, tá? Pelo contrário, ele costuma ser um pouco doce. 

 

Afinal, o que é secreção vaginal?

A parte interior da vagina é coberta por uma membrana mucosa, que é naturalmente lubrificada. As glândulas do corpo produzem essa secreção, que é constituída por muco, células mortas e micro-organismos protetores da flora vaginal. Ou seja: é absolutamente normal ter secreção ali.

 

Mas veja só: se você perceber que a secreção tem causado coceira na ppk e irritação, ou se ela tiver um cheiro forte, diferente do usual, não deixe de ir ao médico, pois esses podem ser indicativos de alguma doença na região íntima

 

Corrimentos com cheiro forte podem ocorrer devido a uma infecção, como candidíase ou alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST). E, se esse for o caso, você vai precisar consultar o médico para um tratamento adequado. 

 

Tipos de secreção vaginal

A secreção vaginal varia de consistência, cheiro e quantidade de acordo com o período do ciclo menstrual, por conta das mudanças hormonais do corpo. Por isso mesmo, a observação do muco é uma forma de saber quando estamos ovulando. Veja só:

 

  • Secreção no início do ciclo menstrual

No primeiro dia de menstruação, a secreção é mais espessa para dificultar a passagem dos espermatozoides pelo canal cervical. 

 

  • Secreção pós menstruação

Com o fim da menstruação, a produção de muco cervical ainda é baixa e você pode perceber a ppk mais seca. Com a aproximação da ovulação e o aumento dessa produção, ela volta a ficar mais molhadinha.

 

  • Secreção no período fértil

Durante o período fértil, a ppk fica mais úmida e o muco cervical fica mais cristalino, transparente e elástico. Tudo isso para facilitar o encontro do espermatozoide com o óvulo, já que estamos falando do momento em que o nosso corpo se prepara para a fecundação. Você vai perceber o muco bem parecido com uma clara de ovo. 

 

  • Secreção após o período fértil

Nesta fase, a quantidade de secreção vaginal é muito baixa ou, até mesmo, ausente. Ela pode aparentar consistência mais pegajosa ou viscosa.

 

 

 

 

secrecao-vaginal-3

 

 

  

 

Se a secreção vaginal te incomoda, uma solução é usar um protetor diário. Esse produto foi desenvolvido para ser usado no dia a dia e te ajudar a se sentir fresca, limpinha e protegida a todo momento.

 

E mais uma dica: anote as características da sua secreção vaginal no calendário menstrual. Em "sintomas", você pode registrar se a sua secreção está "seca', "pegajosa", "cremosa" ou "clara de ovo". É um jeito de ir conhecendo cada vez mais o seu corpo 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!