flora-vaginal-1

Flora vaginal. Qual o segredo para mantê-la em equilíbrio

18 de jan de 2023
comentários

Você sabe o que é flora vaginal? Neste artigo mostramos o que significa uma flora vaginal saudável e a sua importância na saúde íntima das mulheres

Você sabia que a ppk é habitada por uma séria de microrganismos que vivem por ali, em plena harmonia, e ainda fazem bem para ela? Eles compõem a flora vaginal que, quando em equilíbrio, significa uma região íntima saudável e sem sintomas incômodos.

 

flora-vaginal-2

 

O que é flora vaginal

Flora vaginal é o nome que se dá ao conjunto de microrganismos que vivem em harmonia na ppk. São bactérias e fungos "do bem", que não causam doenças ou qualquer sintoma e ainda previnem corrimentos "anormais" e infecções.

 

Você pode achar estranho, mas toda pessoa que tem um sistema reprodutor feminino possui esses microrganismos responsáveis por proteger a ppk contra bactérias e fungos "do mal", ou seja, aqueles que causam doenças. 

 

Boa parte da flora vaginal é composta por lactobacilos, bactérias que ajudam a manter a vagina saudável ao produzir substâncias com o ácido lático, que inibe o crescimento de ameaças e mantém o sistema de defesa em ordem. Eles também mantêm o pH da vagina - você já deve ter ouvido falar dele, né? Esse valor indica se a ppk está em equilíbrio e, em geral, deve ficar entre 3.5 e 5. 

 

Como saber se a flora vaginal está saudável

A ppk é esperta e dá sinais quando não está saudável, como:

 

 

Esses sintomas podem revelar uma vaginose bacteriana, uma doença que ocorre justamente pelo desequilíbrio da flora vaginal. Ela pode ocorrer pelo uso de alguns antibióticos ou contraceptivos orais, ou pelo uso de roupas sintéticas ou muito apertadas. Transar sem camisinha também pode provocar a condição. 

 

Um desequilíbrio da flora vaginal também pode causar candidíase, uma infecção causada por um fungo que, muitas vezes, aparece por conta de temperaturas muito quentes, usar roupas justas, apertadas, molhadas ou sintéticas, calcinhas que não deixam a ppk respirar e até uso de medicamentos que desequilibram a flora vaginal, como corticoides ou antibióticos.

 

flora-vaginal-3

 

Então, como equilibrar a flora vaginal? 

Veja, abaixo, algumas atitudes que você pode tomar no seu dia a dia para manter a sua ppk saudável:

 

  • Evite fazer sexo desprotegido, pois os órgãos genitais, tanto o pênis quanto a vagina, têm suas próprias bactérias. Ao usar camisinha você protege sua ppk tanto desses microrganismos quanto das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

  • Lave a ppk corretamente. Evite fazer duchas, pois o interior da sua vagina (a parte interna da região íntima) não precisa ser lavado. Você deve lavar apenas a parte externa com água e sabão íntimo ou neutro. 

  • Prefira utilizar calcinhas de algodão que sejam confortáveis e deixem a ppk respirar. Os tecidos sintéticos, como o elastano e a microfibra (bastante usados em lingeries), dão uma sufocada na ppk e podem estimular um ambiente próprio para a proliferação de fungos, por exemplo. 

  • Alimente-se bem, de forma balanceada e saudável. Evite consumir em excesso alimentos muito processados e ricos em açúcar, o que pode alterar o equilíbrio da flora vaginal. 

 

Quando a ppk está em equilíbrio e saudável, a nossa vida fica plena. Cuide bem dela.

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!