Ilustração com cinco mulheres vestindo roupas íntimas.

Calcinha de algodão é melhor mesmo? Veja se os tipos de calcinhas interferem na saúde íntima

30 de jun de 2022
comentários

Entre as melhores calcinhas está a de algodão, que deixa a ppk respirar e ajuda a manter o equilíbrio da flora vaginal. Entenda melhor

Calcinhas largas e confortáveis, tangas bem justinhas e rendadas, modelos sem costura... Uma coisa é certa: as opções de tipos de calcinhas são quase infinitas. Você pode fazer a sua escolha pelo conforto ou pela aparência, mas também seria importante levar em conta a saúde da sua ppk. Para escolher bem, o tecido da calcinha importa muito, sabia?

 

melhores-tipos-de-calcinha-2-v2 

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, usar calcinhas que tenham mais algodão na composição faz bem para a saúde íntima. A vulva, que é a parte externa da ppk, é uma região sensível. A pele dos lábios internos e externos é fininha, assim como a dos lábios da boca. Só que diferente dos lábios da boca, que estão sempre à mostra, a ppk está sempre coberta por camadas de tecido. Afinal, a gente não anda pelada por aí, né? Então, um tecido mais gentil para a pele da vulva é o orgânico, especialmente o algodão, pois deixa a ppk respirar e absorve bastante a umidade.

 

Qual o melhor tipo de calcinha?

Nesse sentido, as melhores calcinhas seriam as de algodão. Porque os tecidos sintéticos, como o elastano e a microfibra (bastante usados em lingeries), não deixam a ppk respirar tanto.

 

Se você usa calcinhas de tecido sintético e de algodão, pode ser que já tenha notado uma diferença. As de tecido sintético não absorvem tão bem o corrimento natural da ppk - aquele transparente e sem cheiro que toda mulher tem, principalmente durante o período fértil.

 

Então, anote mentalmente aí: a calcinha de algodão é a mais recomendada. Ela ajuda a prevenir infecções urinárias e doenças como a candidíase e a vaginose, que são provocadas por alterações da flora vaginal - o conjunto de microrganismos que vivem na ppk em total harmonia. E sabe por que as calcinhas de algodão ajudam nessa prevenção?

 

Porque elas deixam a ppk respirar!

 

Materiais sintéticos (nylon e spandex são outros dois tipos) não permitem que a ppk respire. Em vez disso, seguram calor e umidade, criando um ambiente perfeito para a reprodução de fungos e bactérias. Já o algodão absorve a umidade extra, mantendo a flora vaginal em equilíbrio.

 

Quando a flora desequilibra, é um problema, porque bactérias ou fungos podem se multiplicar, e daí surgem as doenças íntimas com sintomas como coceira, ardência, corrimento com cheiro desagradável (geralmente parecido com peixe) e coloração diferente da normal, com aspecto de leite coalhado, por exemplo.

 

As melhores calcinhas para a sua ppk

Bom, já falamos que o algodão é o tecido mais amigo que a sua ppk pode ter, certo? Mas não é só o tecido da calcinha que você pode olhar na hora de comprar lingerie. O modelo também é importante pra te trazer conforto no dia a dia. Porque, vamos combinar: ninguém merece ficar assada por escolher uma calcinha errada ou se sentir desconfortável na hora da educação física, né?

A calcinha clássica tem a cintura um pouco mais baixa e a lateral média. Essa é uma escolha que não tem muito erro - até por isso é "clássica"! É um tipo de calcinha que é bem "comfy" mesmo e costuma ficar discreta na roupa. Então, vale a pena ter alguns modelos clássicos de algodão (de preferência) na gaveta 😉

 

A tanga e o fio dental são ótimos modelos pra quem prefere calcinhas que não marcam a roupa. Só que como são mais fininhos no bumbum e nas laterais, podem ser desconfortáveis para algumas meninas. É experimentar e ver se te agrada. Tem gente que deixa esses modelitos para ocasiões especiais, como um date com o/a crush 🔥

 

Para não deixar marcar na roupa, também existem as calcinhas sem costura. Para um efeito mais transparente, a dica é escolher a cor certa, de acordo com a roupa que você vai usar e o seu tom de pele.

 

E pra quem curte um suuuuper conforto, os modelos caleçon, boneca e shortinho são boas escolhas. Elas são maiores, tanto na frente quanto atrás e nas laterais. E muitas dessas calcinhas também têm a cintura mais alta. Usando qualquer uma delas, lave todas com cuidado e mantenha elas bem limpinhas antes de usar.

 

Com tanta opção, é legal ter um pouco de cada na gaveta, porque você pode escolher o tipo de calcinha de acordo com as atividades do seu dia. Mas seja qual for a sua escolha, deixa a ppk respirar! 😊


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!