6 mulheres com corpos e características diferentes, de calcinha e sutiã
Calcinha de algodão é melhor mesmo? Veja se os tipos de calcinhas interferem na saúde íntima
30 de jun de 2022

Calcinha de algodão é melhor mesmo? Veja se os tipos de calcinhas interferem na saúde íntima

Kira

Entre as melhores calcinhas está a de algodão, que deixa a ppk respirar e ajuda a manter o equilíbrio da flora vaginal. Entenda melhor

Calcinhas largas e confortáveis, tangas bem justinhas e rendadas, modelos sem costura... Uma coisa é certa: as opções de tipos de calcinhas são quase infinitas. Você pode fazer a sua escolha pelo conforto ou pela aparência, mas também seria importante levar em conta a saúde da sua ppk. Para escolher bem, o tecido da calcinha importa muito, sabia?

 

varal com 3 calcinha penduradas, uma branca, uma preta e uma rosa

 

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, usar calcinhas que tenham mais algodão na composição faz bem para a saúde íntima. A vulva, que é a parte externa da ppk, é uma região sensível. A pele dos lábios internos e externos é fininha, assim como a dos lábios da boca. Só que diferente dos lábios da boca, que estão sempre à mostra, a ppk está sempre coberta por camadas de tecido. Afinal, a gente não anda pelada por aí, né? Então, um tecido mais gentil para a pele da vulva é o orgânico, especialmente o algodão, pois deixa a ppk respirar e absorve bastante a umidade.

 

Qual o melhor tipo de calcinha?

Nesse sentido, as melhores calcinhas seriam as de algodão. Porque os tecidos sintéticos, como o elastano e a microfibra (bastante usados em lingeries), não deixam a ppk respirar tanto.

 

Se você usa calcinhas de tecido sintético e de algodão, pode ser que já tenha notado uma diferença. As de tecido sintético não absorvem tão bem o corrimento natural da ppk - aquele transparente e sem cheiro que toda mulher tem, principalmente durante o período fértil.

 

Então, anote mentalmente aí: a calcinha de algodão é a mais recomendada. Ela ajuda a prevenir infecções urinárias e doenças como a candidíase e a vaginose, que são provocadas por alterações da flora vaginal - o conjunto de microrganismos que vivem na ppk em total harmonia. E sabe por que as calcinhas de algodão ajudam nessa prevenção?

 

Porque elas deixam a ppk respirar!

 

Materiais sintéticos (nylon e spandex são outros dois tipos) não permitem que a ppk respire. Em vez disso, seguram calor e umidade, criando um ambiente perfeito para a reprodução de fungos e bactérias. Já o algodão absorve a umidade extra, mantendo a flora vaginal em equilíbrio.

 

Quando a flora desequilibra, é um problema, porque bactérias ou fungos podem se multiplicar, e daí surgem as doenças íntimas com sintomas como coceira, ardência, corrimento com cheiro desagradável (geralmente parecido com peixe) e coloração diferente da normal, com aspecto de leite coalhado, por exemplo.

 

As melhores calcinhas para a sua ppk

Bom, já falamos que o algodão é o tecido mais amigo que a sua ppk pode ter, certo? Mas não é só o tecido da calcinha que você pode olhar na hora de comprar lingerie. O modelo também é importante pra te trazer conforto no dia a dia. Porque, vamos combinar: ninguém merece ficar assada por escolher uma calcinha errada ou se sentir desconfortável na hora da educação física, né?

 

desenho de uma menina se olhando no espelho, dentro de um quarto

 

A calcinha clássica tem a cintura um pouco mais baixa e a lateral média. Essa é uma escolha que não tem muito erro - até por isso é "clássica"! É um tipo de calcinha que é bem "comfy" mesmo e costuma ficar discreta na roupa. Então, vale a pena ter alguns modelos clássicos de algodão (de preferência) na gaveta 😉

 

A tanga e o fio dental são ótimos modelos pra quem prefere calcinhas que não marcam a roupa. Só que como são mais fininhos no bumbum e nas laterais, podem ser desconfortáveis para algumas meninas. É experimentar e ver se te agrada. Tem gente que deixa esses modelitos para ocasiões especiais, como um date com o/a crush 🔥

 

Para não deixar marcar na roupa, também existem as calcinhas sem costura. Para um efeito mais transparente, a dica é escolher a cor certa, de acordo com a roupa que você vai usar e o seu tom de pele.

 

E pra quem curte um suuuuper conforto, os modelos caleçon, boneca e shortinho são boas escolhas. Elas são maiores, tanto na frente quanto atrás e nas laterais. E muitas dessas calcinhas também têm a cintura mais alta. Usando qualquer uma delas, lave todas com cuidado e mantenha elas bem limpinhas antes de usar.

 

Com tanta opção, é legal ter um pouco de cada na gaveta, porque você pode escolher o tipo de calcinha de acordo com as atividades do seu dia. Mas seja qual for a sua escolha, deixa a ppk respirar! 😊


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se