infeccao-urinaria

Infecção urinária pós-sexo: por que ela acontece e como evitar

20 de jan de 2022
comentários

A infecção urinária após relação sexual é mais comum do que você imagina. Vem ver o porquê

Você já passou por uma infecção urinária após uma relação sexual? Sabe reconhecer os sinais de que está com esse problema? Esse texto é para acabar com as suas dúvidas e dar algumas dicas sobre o que fazer para prevenir uma coisa tão chata quanto a infecção urinária.

 

menina fazendo xixi

 

O que é uma infecção urinária?

A infecção urinária é causada por microrganismos (como bactérias ou fungos) e acontece no sistema urinário, o sistema responsável pelo xixi. Tanto homens quanto mulheres podem ter essas infecções, e o nome varia de acordo com a estrutura do corpo que foi afetada, como uretrite (na uretra), cistite (na bexiga) ou pielonefrite (nos rins).

 

Quais são os sintomas da infecção urinária? 

A infecção urinária tem sintomas como ardência na hora de fazer xixi, dor no abdômen, vontade de fazer xixi o tempo inteiro, e em alguns casos febre e até sangue no xixi. Por isso é importante ficar atenta e conhecer bem seu corpo – quanto mais cedo você identificar os sintomas, mais rápido pode procurar ajuda médica. E lembre-se, o único que pode passar um tratamento para uma infecção urinária é um médico, tá bom?

menina com dúvida

 

É verdade que sexo causa infecção urinária?

Muitas garotas reclamam "poxa, sempre que transo fico com infecção urinária" e, por causa disso, fomos perguntar para a doutora Rebeca Gerhardt sobre o tema. A ginecologista confirmou que é muito possível, sim! Como durante o sexo existe muita troca de fluidos e fricção na região, pode acontecer de microrganismos que são da vagina, da boca e do ânus irem parar no sistema urinário.

 

A dra. Rebeca ressalta que, por isso, é muito importante usar camisinha em todas as relações sexuais – mesmo quando for só sexo oral – e também fazer xixi depois do sexo. Mesmo se só sair um pinguinho, porque já ajuda a limpar o seu canal urinário de alguma coisa que possa ter entrado ali.

Para prevenir a infecção urinária que não tem a ver com IST (infecções sexualmente transmissíveis), é importante sempre ter uma boa higiene pessoal, especialmente depois do sexo. E, para evitar aquelas infecções urinárias que podem vir "de brinde" com as ISTs, você precisa sempre usar camisinha, combinado?

Como tratar uma infecção urinária?

Você vai precisar procurar um médico. Não tente tratamentos caseiros antes de ter certeza do que você realmente tem, porque o diagnóstico certo nesse momento vai fazer toda a diferença. Conte seus sintomas, o médico vai pedir exames para confirmar o que pode ser e muitas vezes você só vai precisar de uma pomada ou um remédio. Não normalize a dor. Se sentir qualquer incômodo pra fazer xixi, peça ajuda!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!