corrimento-amarelo-1

Corrimento esverdeado e corrimento amarelo, o que podem significar?

2 de jan de 2023
comentários

O corrimento esverdeado ou amarelo pode ser sinal de infecções, principalmente quando vem acompanhado de incômodos ou cheiros estranhos

A ppk tem suas secreções e lidar com elas é parte da vida da mulher – uma parte bem comum e saudável, na verdade. Mas e quando essas secreções ficam com uma cor estranha, tipo um corrimento esverdeado ou um corrimento amarelo esverdeado? O que pode ser? 

 

corrimento-amarelo-2 


É importante ficar atenta, porque o corrimento do dia a dia, aquele que a gente sempre vai ter e não é sinal de infecção, é sempre transparente e, em alguns momentos do ciclo talvez fique branco, mas ele nunca apresenta um cheiro forte ou outros sintomas como coceira ou ardência na região. 

 

Sua ppk precisa estar sempre úmida e o corrimento é o jeito que ela tem de fazer a autolimpeza, por isso não caia no conto de que a calcinha deveria estar sequinha o tempo todo, ok?

 

"A expectativa de calcinha limpa frustra muita gente. Mas nós temos conteúdo vaginal e, por isso, não devemos ter a expectativa de não ter nada na calcinha", explica a ginecologista Rebeca Gerhardt.

 

Segundo a especialista, a cor do corrimento não é o critério mais importante para identificar um possível problema. Quando a secreção sai da ppk e entra em contato com o oxigênio do ar, pode mudar de cor. "O que vocês veem na calcinha não é o que eu vejo na vagina quando examino. A cor é o que menos importa", diz.

 

No entanto, quando o corrimento vem acompanhado de dor, coceira ou cheiro estranho, sinal de alerta.


Corrimento esverdeado e corrimento amarelo esverdeado: sinal de problema?

Não necessariamente. Segundo a dra. Rebeca, o fundamental é conhecer bem o próprio corpo, pois qualquer mudança brusca e que te chame a atenção pode ser um sinal de problema.

 

Quando o corrimento verde vem acompanhado de sintomas como cheiro forte (fedido mesmo!), vermelhidão na ppk e talvez até irritação para urinar, pode ser tricomoníase, a doença sexualmente transmissível não-viral mais comum do mundo. É uma doença fácil de tratar com medicação, basta você procurar o médico pra ele te ajudar nisso. 

 

O corrimento amarelo também pode ser sinal de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais graves, como gonorreia ou clamídia. Essas doenças podem vir acompanhadas de sintomas como dor para fazer xixi ou durante a relação sexual e cheiro forte. Mas nem sempre! Às vezes é só o corrimento mesmo, que pode vir em grande quantidade.

O corrimento amarelo também pode ser sinal de câncer de colo de útero, que pode apresentar corrimento amarelado ou rosa, também acompanhado de um forte odor. 

 

corrimento-amarelo-3 

 

Outra causa para corrimento amarelo é a cervicite crônica, uma irritação constante do colo do útero que também pode provocar dor no útero, inchaço e vermelhidão na ppk.

 

Normalmente, a condição é causada por uma alergia a algum produto de uso íntimo ou por doenças como a clamídia, gonorreia ou HPV, por exemplo.  


Na dúvida, vá ao médico

O corrimento anormal ou acompanhado de sintomas, seja amarelo ou verde, pode ser sinal de muitas infecções diferentes, por isso, se você perceber algo estranho, vá ao médico. Não tente se automedicar, resolver sozinha. É importante conseguir um diagnóstico correto para evitar que a infecção piore, tá bom?

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.



Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!