o-que-e-ovulacao-1

O que é ovulação?

30 de set de 2022
comentários

Explicamos o que é ovulação em detalhes e quais os sinais que o corpo dá quando estamos ovulando

Se você já menstruou, pode ter notado algumas mudanças no corpo além das que surgem no início da puberdade, como crescimento das mamas e pelos por todos os lados. O ciclo menstrual tem fases e dá sinais todos os meses, inclusive durante a ovulação. Já ouviu falar dela? Vem saber tudo sobre o que é ovulação e o que acontece com o nosso corpo quando estamos ovulando.

 

o-que-e-ovulacao-2

 

O que é ovulação 

Vamos começar do início: os óvulos são as células sexuais femininas. Quando fecundado por um espermatozoide (a célula sexual masculina), o óvulo se torna um embrião, que se torna um feto durante a gestação e, finalmente, um bebê! 

 

Os óvulos ficam dentro dos ovários, abrigados por sacos chamados folículos. A gente já nasce com todos os óvulos que vamos ter ao longo da vida. No entanto, eles só estão prontos para serem liberados para fecundação quando estamos em idade fértil, ou seja, a partir da primeira menstruação até a data da última.

 

Todos os meses, os folículos produzem o hormônio estrogênio, responsável pelo preparo do endométrio (o tecido que reveste a parte interna do útero) para receber o embrião. Nesse processo, também liberam um óvulo para as trompas, onde poderá ser fecundado por um espermatozoide. Às vezes, há a liberação de mais de um óvulo e, nesses casos, a mulher pode ficar grávida de gêmeos. 

 

Calma, sabemos que é muito informação de uma vez. 😅

 

O que você precisa saber é que a ovulação é a liberação do óvulo para que seja fecundado por um espermatozoide. Em geral, isso acontece na metade do ciclo menstrual. Se você tem um ciclo menstrual regular de 28 dias, deve ocorrer no 14º dia, como explica o Ministério da Saúde

 

No entanto, a data da ovulação varia bastante de mulher para mulher, pois é possível ter ciclos mais curtos ou mais longos. 

 

Como saber se estou ovulando? 

Se você já ligou os pontos, deve ter percebido que é aconselhável evitar transar durante a ovulação se você não pensa em engravidar. A ovulação ocorre no período fértil, que pode durar até cerca de oito ou nove dias. Nesse período, as chances de engravidar são maiores. 

 

Para calcular o período fértil você deve contar 14 dias a partir da data da última menstruação. Depois, conte quatro dias antes e quatro dias depois dessa data. Esse é o seu período fértil se você tiver um ciclo de 28 dias. Tenha o calendário menstrual Kira à mão para acompanhar e calcular direitinho.

 

Parece complicado fazer esse monte de conta, mas você não precisa ser a mestra da matemática para acertar os cálculos. Com o tempo, você pega o jeito, especialmente se utilizar o calendário menstrual

 

o-que-e-ovulacao-3

 

A ovulação também pode dar sinais físicos. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais são:

 
  • Dor pélvica localizada no ovário que está liberando o óvulo, como se fosse uma cólica concentrada

 

 

O óvulo não fecundado é expelido pelo corpo junto com a menstruação. Aí, começa tudo de novo, todos os meses. Incrível como o corpo feminino funciona de forma tão inteligente, né? 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!