desenho de uma menina sentada na poltrona com um computador no colo e um balão de pensamento em cima dela

Notou um corrimento clara de ovo? Vem saber o que isso quer dizer

13 de mai de 2022
comentários

O corrimento clara de ovo indica que a mulher está em seu período fértil. Vem saber como diferenciá-lo de outros corrimentos

Pode parecer estranho esse nome, mas o "corrimento clara de ovo" é apenas um sinal de que a mulher está em seu período fértil. Ele leva esse nome porque tem uma consistência espessa, mais encorpada, como uma clara de ovo mesmo. Para algumas meninas ele pode ser um pouco incômodo quando deixa a calcinha úmida ao longo do dia. Só que corrimento tipo clara de ovo não é motivo de preocupação ou vergonha, e sim de que o corpo está funcionando como deveria. Só isso!

 

desenho de uma menina sentada com as pernas cruzadas expirando o ar pela boca

 

Diferente de outros corrimentos, que podem indicar problemas de saúde íntima, o corrimento tipo clara de ovo não tem cheiro desagradável e nem causa coceira ou outros sintomas.

 

Vamos entender melhor a importância desse tipo de corrimento e como identificá-lo 😉

 

Como é o corrimento tipo clara de ovo?

O corrimento típico do período fértil é um fluido claro, branco ou transparente, de consistência cremosa, líquida ou elástica, parecendo uma clara de ovo. Muitas mulheres notam esse corrimento no papel higiênico, quando passam na ppk, ou na calcinha. Se você tocar esse corrimento com os dedos, vai perceber que ele é mesmo espesso e até gruda um pouquinho na pele. Aliás, você já tocou e cheirou suas secreções? É importante para o seu processo de autoconhecimento.

 

Por que mulheres têm corrimento no período fértil?

O corrimento tipo clara de ovo também é chamado de muco cervical. Ele é produzido no colo do útero pela ação de um hormônio sexual chamado estrogênio. Seu papel é fundamental no processo de concepção (para ter bebês), nutrindo e protegendo os espermatozoides durante sua viagem até o óvulo.

 

A quantidade de muco cervical varia ao longo do ciclo menstrual. Mulheres que estão tentando engravidar podem observar o corrimento para transar naquele dia certeiro para que o espermatozoide chegue ao óvulo com mais facilidade. Já quem não deseja ter um bebê no momento, deve evitar relações sexuais desprotegidas quando nota o corrimento clara de ovo. Só uma observação a mais: é sempre melhor confiar no uso da camisinha ou de outro método contraceptivo do que nessa observação, combinado? Afinal, além de prevenir a gravidez, a camisinha protege de infecções sexualmente transmissíveis.

 

Continuando a falar do corrimento clara de ovo, logo após o período menstrual, a produção de muco cervical está em seus níveis mais baixos. Mas conforme a ovulação se aproxima, mais ou menos na metade do ciclo, a quantidade aumenta e você deverá sentir a ppk mais úmida.

 

Nos dias logo antes da ovulação acontecer, você pode observar o corrimento tipo clara de ovo com todas as suas características, até que vai se tornando menos consistente.

 

Nem todas as mulheres notam o corrimento no período fértil. De toda forma, a partir do momento em que você começa a menstruar e especialmente quando começa a ter relações sexuais, é importante receber acompanhamento ginecológico para garantir que está tudo certo.

 

desenho de uma menina segurando um binóculos

Quando o corrimento é um sinal de alerta

Se você notar alguma alteração no corrimento vaginal, é importante procurar o profissional de saúde. Se o cheiro estiver mais forte ou desagradável, com um certo cheiro de peixe, pode ser que algo não esteja bem. Corrimento amarelado, esverdeado, rosado ou branco com aspecto de coalhada também é sinal de alerta. Em muitos casos, esses sinais indicam infecções por bactérias, fungos, protozoários ou doenças sexualmente transmissíveis - e aí só o médico pode dar o diagnóstico certinho.

Se além do corrimento você também sentir febre, dor intensa no abdome, saída de pus pela vagina ou dor forte durante a relação sexual, vá ao médico!

Conheça o seu corpo e os sinais que ele dá. Vale a pena 😉 

Você consegue identificar o corrimento clara de ovo quando ele aparece por aí? De que jeito isso é importante na sua rotina?


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!