desenho de uma mulher com dor nos seios
Mama dolorida antes da menstruação: como aliviar esse desconforto
31 de jan de 2022

Mama dolorida antes da menstruação: como aliviar esse desconforto

Kira

Saiba tudo sobre a dor no seio antes da menstruação (e depois também)

Você também sente os seios supersensíveis antes da menstruação? Muitas mulheres relatam dores nas mamas, algumas dizem que até a água do chuveiro na hora do banho incomoda. A mama dolorida antes da menstruação é comum, mas precisa ser observada com cuidado – afinal, toda dor quer dizer alguma coisa, não é mesmo?  Perguntamos para a dra. Rebeca Gerhardt o que significa essa dor nos seios e como aliviá-la.

 

 

desenho de menina tomando banho

 

Dor no seio antes da menstruação

A dor nas mamas é um desconforto comum na fase da TPM, e o normal é que essa dor seja bilateral, o que significa que ela acontece nos dois seios ao mesmo tempo.

 

Existem diversas formas de aliviar essas dores, segundo a dra. Rebeca. Uma delas é o uso de pílula, porque com o anticoncepcional você bloqueia a ovulação e deixa de ter oscilações hormonais. Assim, os sintomas da TPM diminuem.

 

A dra. também indica que, atualmente, existe uma boa resposta em relação à suplementação com vitamina E, que pode trazer um alívio significativo nesses dias. Para quem não quer iniciar com suplementação, uma ótima opção são os alimentos ricos nessa vitamina, como os vegetais, em especial as folhas escuras como couve e brócolis. A vitamina E também está presente nas sementes oleaginosas como castanhas e amêndoas e no gérmen de trigo.

E a mama dolorida depois da menstruação?

De acordo com a dra. Rebeca, dores persistentes são sempre dores que devemos observar de perto. Se você já menstruou, mas a dor persiste, é bom entrar em contato com o seu médico.

 

A dor cíclica "se resolve sozinha", ou seja, assim que vem a menstruação você já sente um alívio. Muitas vezes não há nada para se preocupar, mas só o acompanhamento médico em dia pode dar essa certeza pra você.

Vale lembrar que mamas que ficam muito pendentes doem mais, ou seja, seios maiores sem sutiã vão gerar mais dores. Tem mulher que adora andar por aí sem sutiã, mas talvez escolher um modelo beeem confortável seja a solução para não sentir a dor depois de um dia inteiro dos seios sem esse suporte.

 

menina

 

Quando se preocupar com a dor nas mamas
Devemos sempre prestar atenção nos nossos seios, afinal, sabemos do risco do câncer de mama. Segundo a dra. Rebeca, a dor na mama não é o sintoma mais comum de câncer, mas pode ser um indicativo de que algo não vai bem, especialmente se for uma dor unilateral (de um lado só, em apenas um seio) e acompanhada de algum nódulo que você consiga sentir quando se toca, mudança de aspecto da mama ou secreção.

 

Nunca normalize suas dores – preste atenção nelas, e leve suas observações para o seu médico ou médica. Lembrando que o ideal é que você vá ao ginecologista uma vez ao ano para estar sempre com o acompanhamento em dia. Assim você cuida da sua saúde e também consegue ajuda para tratar desconfortos. Você é o grande amor da sua vida, por isso vale se cuidar e dedicar tempo e esforço para tratar suas dores, não é mesmo?


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se