Chocolate na TPM: ajuda ou prejudica?
24 de nov de 2021

Chocolate na TPM: ajuda ou prejudica?

Kira

TPM e chocolate muitas vezes parecem sinônimos, mas será que chocolate ajuda na TPM?

A menstruação vem se aproximando e com ela chegam os sintomas da TPM, a tensão pré-menstrual. Muitas mulheres relatam sentir inchaço, nervosismo, ansiedade e também uma vontade de comer mais doces e alimentos ricos em carboidratos. E quando essa vontade vem, o chocolate parece ser o desejo número um!  Mas será que chocolate na TPM faz bem?

TPM e chocolate

A boa notícia é que sim, chocolate na TPM faz bem! O chocolate 70% cacau, aquele mais amargo, é um dos alimentos que pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM. Vale consumir sem exageros, e não adianta trocar pelo chocolate super recheado com caramelo e diversos cremes. Esses aí você também pode comer, claro, se tiver vontade, e principalmente para aliviar os sintomas emocionais – mas com a consciência de que muito açúcar nesse período pode até piorar os sintomas da TPM.


 

Alimentos que aliviam a TPM

Algumas mudanças na dietapodem ajudar a diminuir a super oscilação hormonal pela qual a gente passa na TPM. Essa oscilação mexe, em grande parte, com nossos níveis de serotonina – um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, sono, apetite, entre outras funções essenciais. Os alimentos ricos em triptofano, como peixes, ovos, feijão, carnes e ervilha, aumentam a serotonina. Então, são uma boa dica!

Você também pode consumir mais quantidade de alguns alimentos como soja e vegetais, ricos em antioxidantes, brócolis, espinafre, couve-flor, couve e repolho, frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas, como cenoura, abóbora, tomate, morango, melancia, laranja, tangerina, banana, aveia, leite e derivados magros. Além disso, também podem fazer bem sementes de abóbora e girassol.

 

Os alimentos ricos em fibra ajudam a regular o estrogênio, um hormônio que fica com a quantidade bem reduzida na TPM: nozes, frutas, cereais integrais são uma boa pedida.

 



Que alimentos evitar na TPM?
A inflamação em geral no corpo pode piorar os sintomas da TPM, então é importante tentar pelo menos diminuir o consumo de alimentos inflamatórios, como açúcar, álcool e cafeína.

É bom lembrar que você precisa se cuidar o mês todo, mas especialmente na TPM uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos – mesmo que leves – vão ajudar a aliviar os sintomas. Monitore seu ciclo com a calculadora menstrual, assim você consegue prever quando será a sua próxima TPM e já comprar aquele chocolate 70% cacau de-li-cio-so 😋

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