menina com expressão de dúvida, com diferentes alimentos ao seu redor
Alimentos que aumentam o fluxo menstrual: eles existem?
4 de jul de 2022

Alimentos que aumentam o fluxo menstrual: eles existem?

Kira

Alimentos que aumentam o fluxo, quais são eles? Será que existem mesmo? Entenda a relação entre alimentação e desconforto durante a menstruação.

Menstruar é uma coisa boa, porque é um sinal de que o corpo está funcionando direitinho. Mas se o fluxo está muito intenso e você não aguenta mais trocar de absorvente o tempo todo, é bem normal que você tenha se cansado da sua menstruação e que procure formas de diminuir o fluxo. Algumas meninas se questionam se existem alimentos que aumentam o fluxo menstrual. Será que isso existe mesmo?

 

menina deitada em um absorvente grande com abas, com flores ao seu redor

 

Primeiro, é importante entender que cada corpo funciona de um jeito. Enquanto algumas pessoas têm fluxo intenso e duradouro, outras menstruam bem pouquinho e têm ciclos mais curtos. De toda forma, é importante receber acompanhamento ginecológico ao longo da vida pra entender se tudo está funcionando como deveria, beleza?

 

Segundo a dra. Rebeca Gerdhart, não existem alimentos específicos que aumentam o fluxo menstrual, assim como não há uma dieta indicada para quem deseja reduzir a quantidade de sangue na menstruação.

 

Se você deseja cortar a menstruação ou reduzir a intensidade do seu fluxo, o ginecologista poderá indicar algumas saídas, como o uso de contraceptivos hormonais. Esses métodos têm pontos positivos e negativos e só o médico poderá esclarecer o que funciona melhor no seu caso.

 

Por outro lado, a alimentação pode, sim, ajudar a minimizar os desconfortos de um eventual fluxo intenso.

 

Alimentação e ciclo menstrual

Perder muito sangue pode provocar queda dos níveis de ferro no organismo, um nutriente essencial para o corpo. Perder muito ferro pode provocar até anemia, uma doença que causa cansaço, fraqueza e outros sintomas.

 

Mas, se liga nisso: o fluxo intenso não necessariamente causa anemia, tá? Mas você pode, sim, se sentir mais fraca quando está menstruando rios de sangue. Nesses casos, pra minimizar o desconforto, a dra. Rebeca diz que é importante consumir alimentos ricos em ferro: beterraba, carne e folhas verdes, como espinafre e brócolis.

 

Outro desconforto que pode rolar durante o fluxo intenso é a retenção de água e o inchaço abdominal. Você pode ter notado que as roupas ficam mais apertadas ou que a barriga está inchada ao se olhar no espelho. Quando isso acontecer, é melhor evitar alimentos que fermentam, como leguminosas e laticínios. Feijão, grão-de-bico, leite e seus derivados estão nessa lista.

 

desenho de uma menina sentada no chão segurando uma xícara

 

A dra. Rebeca reforça que cada corpo é único. Então, o que funciona pra a sua amiga, talvez não funcione pra você. Se tomar um copo de leite antes de dormir mais ajuda do que atrapalha, pois te faz dormir melhor, continue adotando o hábito. Se você é louca por feijão e riscá-lo da dieta não faz muita diferença, manda ver. “Existem alguns alimentos que podem ajudar ou atrapalhar, mas antes de tudo, conheça o seu próprio corpo e perceba aquilo que faz bem ou mal”, diz a médica.

 

Agora, nunca normalize as dores e desconfortos fortes, ok? Se o fluxo intenso está atrapalhando a sua vida, busque ajuda. Mas, amiga, bora lembrar que menstruar é natural e #tamojunta nessa. O importante é conhecer o próprio corpo, adotar bons hábitos e usar um absorvente para fluxo intenso que te dá a melhor proteção pra esse momento do mês. 😉


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se