desenho de uma menina desanimada sentada em uma poltrona com um desenho de bateria acabando em cima dela

Anemia e menstruação: o ciclo menstrual pode causar anemia?

13 de mai de 2022
comentários

Anemia e menstruação podem estar relacionadas quando o fluxo é mais intenso do que deveria. Entenda

Mulher em idade fértil e que menstrua sangra todo mês. Pode ser incômodo para algumas pessoas, é verdade, mas é bastante saudável e normal. Só que quando o fluxo menstrual é muito intenso, anemia e menstruação podem estar relacionadas.

 

desenho de uma mão segurando um celular, com uma médica na tela e um chat de conversa

 

Se você precisa trocar o absorvente de hora em hora para não vazar, sangra por mais de sete ou oito dias ou notou a presença de grandes coágulos na menstruação, pode ser que alguma coisa não esteja bem. Nesse caso, é importante procurar o ginecologista para fazer uma avaliação do seu ciclo menstrual e investigar possíveis causas e consequências.

Quando se trata de consequências, uma delas pode ser a anemia por perda de sangue na menstruação.

Anemia na menstruação

A anemia acontece quando a quando a quantidade de hemoglobina, uma proteína responsável por transportar oxigênio no sangue, está mais baixa do que o normal. A condição pode ser causada pela deficiência de diversos nutrientes essenciais, como ferro, zinco e vitamina B12.

 

As anemias que ocorrem pela deficiência de ferro, chamadas de ferroprivas, são as mais comuns. E são justamente elas as que podem ocorrer como decorrência da menstruação com fluxo muito intenso. Afinal, perder muito sangue pode provocar a queda dos níveis de ferro no organismo.

 

A anemia pode provocar cansaço e fraqueza. Em casos raros, pode ser sinal de um problema mais sério, como infecções ou câncer. De toda forma, se desconfia estar com anemia, é preciso fazer um exame de sangue para identificar e tratar.

Menstruação e anemia: o que fazer?

Na consulta médica, o ginecologista irá fazer uma série de perguntas sobre o seu ciclo menstrual. Nossa dica aqui é usar a calculadora menstrual para te ajudar a responder o que o médico precisa saber. Ali você tem registrado quantos dias dura a sua menstruação, se seu ciclo é regular e assim por diante.

 

desenho de uma menina tomando um comprimido, segurando um copo de água

 

O ginecologista também pode fazer um exame físico e solicitar mais alguns testes para entender se você tem anemia e quais as causas do fluxo menstrual muito intenso. Algumas condições de saúde podem provocar o sangramento excessivo e, se for o caso, o médico pode recomendar tratamentos específicos.

 

Tem vezes o tratamento acontece por meio de métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional. Mas só o médico pode prescrever esse tratamento, depois de conhecer melhor o seu quadro de saúde.

 

Mulher saudável menstrua, sim, mas não deixe de buscar acompanhamento médico se notar algo estranho no seu ciclo. Cuide-se bem!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!