desenho de menina sentada no chão mexendo no computador

Como cortar a menstruação? Isso é possível?

19 de mai de 2022
comentários

A gente te explica o que fazer para cortar a menstruação. Vem ler

Menstruar é algo natural para as mulheres. Mas vamos ser sinceras: tem hora que a gente preferia não estar menstruada, né? Ah, quando o/a namorado/a que mora longe vem te visitar e você quer transar sem se preocupar com nada, nem mesmo com o sangue que pode ir parar nos lençóis, ou quando tem uma viagem pra praia ou pra um lugar com trilhas muito longas para serem percorridas, por exemplo. Nessas horas a gente se pergunta: como cortar a menstruação? Será que dá?

 

Na internet, como você bem sabe, tem resposta pra tudo, e algumas soluções para cortar a menstruação mencionam o uso de vinagre ou limão. Mas é sempre bom ter cuidado com essas receitas caseiras, porque algumas podem prejudicar o seu organismo.

 

desenho de uma cartela de anticoncepcional redonda

 

O que fazer para cortar a menstruação no curto prazo
Cortar a menstruação de uma hora para a outra, usando ingredientes caseiros, não tem como. Mas se você já usa pílula indicada por um ginecologista, é possível atrasar a menstruação emendando duas cartelas de anticoncepcional.

 

Quem faz uso de anticoncepcional normalmente fica menstruada na pausa entre as cartelas, quando os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem e as paredes do útero descamam. Aí, o sangue desce. Então, se você emendar duas cartelas de anticoncepcional, os níveis hormonais se mantêm elevados e a menstruação não vem.

 

É uma solução possível, mas só deve ser adotada com orientação médica, combinado? Nada de sair emendando cartela sem parar, pra sempre, sem checar com a sua ginecologista se tá tudo bem fazer isso. Cada organismo é um, e ela vai saber te orientar.

 

O que fazer para cortar a menstruação a longo prazo

Tem mulher que preferiria não menstruar nunca, seja por cólicas fortes, fluxo intenso, longa duração da menstruação ou porque não gosta de menstruar mesmo. E tá tudo certo, pode ser desconfortável para algumas pessoas. Nesses casos, o ginecologista pode sugerir métodos hormonais que cortam a menstruação por mais tempo. Aliás, se o seu fluxo ou as cólicas atrapalha sua vida, é importante você falar com o médico. Não normalize o desconforto ou a dor!

 

Existem algumas condições de saúde, como a endometriose, que também têm como tratamento a supressão da menstruação - ou seja, interromper o sangramento por alguns meses. A endometriose, uma doença provocada pelo crescimento de endométrio fora do útero, pode provocar dores muito fortes quando a pessoa está menstruada.

 

A pílula de uso contínuo, por exemplo, permite que a mulher passe meses sem menstruar, porque os níveis hormonais se mantêm sempre elevados. Pode até existir uma pequena perda de sangue, principalmente nas primeiras semanas, mas a menstruação dolorosa não vai ocorrer.

 

Outros métodos contraceptivos, como o DIU hormonal, a injeção de hormônios e o implante subcutâneo de progesterona, também podem reduzir o sangramento e os sintomas da menstruação. Em alguns casos, podem até cortar a menstruação.

 

desenho de duas mulheres conversando, uma falando e outra fazendo anotações em um caderno

 

A escolha de interromper a menstruação, assim como o método a ser utilizado, devem ser feitas por você junto com o seu ginecologista. Importante lembrar que cada organismo reage de uma forma, então o que funciona para a sua amiga pode não servir pra você.

 

Agora, bora lembrar que você pode fazer tudo o que quiser mesmo menstruada, e a escolha do absorvente certo pra cada ocasião ajuda muuuuito a levar conforto para o período menstrual 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!