Ilustração de mulher com dor menstrual na região

É normal sentir cólica?

24 de nov de 2021
comentários

Entenda, afinal, se é normal sentir cólica na menstruação

Sentir cólica é normal! Bom, ao menos de acordo com a medicina, porque a verdade é que na hora da dor (se ela for intensa) aquilo parece tudo, tudo, menos algo normal. Mas, pra você ter uma ideia, entre 70% e 90% das mulheres se queixam de cólica, e 10% delas apresentam dores muito severas.

 

desenho de menina com balões com interrogações


Por que sentimos cólica?

Todos os meses, durante o ciclo menstrual, os ovários liberam um óvulo e o útero é coberto de paredes que estão preparadas para receber um embrião. A cólica é um sintoma de que o seu organismo entendeu que naquele ciclo não foi gerado um óvulo fecundado. Ao entender isso, o corpo se prepara para desfazer a "preparação" que tinha sido feita. Essas dores na região pélvica aparecem um pouco antes ou durante o período menstrual, justamente porque o útero está contraído para eliminar a menstruação.

 

Cólica secundária e primária

Os médicos separam a cólica entre primária e secundária. A primária é aquela que dói de um jeito "normal": você a sente por alguns dias no começo da menstruação e consegue aliviar o desconforto tomando algum remédio leve para dor ou até mesmo com chás e bolsas de água quente. 

 

Já a cólica secundária, que é uma cólica muito forte e impede você de fazer as coisas – muitas vezes até de andar –, pode ser sinal de alguma disfunção ou doença.

A cólica forte é normal, mas se ela for incapacitante, você precisa procurar um médico.

 

Cólica muito forte é sinal de doença?

Em geral, a cólica incapacitante acontece mais com mulheres que já passaram da adolescência.

Essa cólica muito forte pode ser sinal de endometriose, adenomiose (uma "prima" da endometriose), miomas, pólipos, más-formações no útero, doença inflamatória pélvica ou nódulos no útero.

 

desenho de um médico e uma paciente em um consultório conversando

 

Todas essas condições só podem ser diagnosticadas por um médico, depois de um exame cuidadoso feito tanto no consultório quanto com aparelhos de imagem, tipo ultrassom.

 

Por mais desagradáveis que as cólicas sejam, na maioria dos casos elas podem ser aliviadas com medicamentos indicados pelo médico, chás ou bolsa de água quente. Por isso, é importante sempre ficar de olho no padrão das suas cólicas. 😉

 

Se existirem outras dúvidas, é sempre bom marcar uma visita a ginecologista. Mas fique sabendo que nós estamos torcendo daqui para que você passe a sua menstruação pleníssima!

 

Confira nossas dicas para aliviar a cólica!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!