Dúvida sobre sangramento fora do período menstrual

Sangramento fora do período menstrual: o que pode ser?

24 de mar de 2022
comentários

Conversamos com a dra. Rebeca Gerhardt sobre o sangramento fora da menstruação. Saiba tudo sobre isso

Que a menstruação vem todo mês você já sabe, mas e quando ela não está nem perto de "descer" e você percebe que tem sangue na calcinha? Será que é algum problema? Separamos algumas informações e fomos conversar com a dra. Rebeca Gerhardt pra você entender o que pode ser um sangramento fora do período menstrual.

 

desenho de uma gota em um fundo vermelho

 

A primeira orientação que ela deu é investigar de onde vem esse sangue. Pode ser que ele não esteja vindo do útero. A uretra, o ânus e a vulva (a parte externa da ppk) também podem sangrar por alguma ferida ou problema, mas como tudo está tão próximo fica difícil mesmo perceber certinho de onde veio. Então, se observe, com espelhinho e tudo, e se toque (com muita delicadeza), pra tentar saber direitinho de onde vem o sangue. 

Um sangramento fora da menstruação que é leve

Você confirmou e o sangue vem mesmo da ppk. Se for só um pouquinho, pode ser escape menstrual, uma coisa super comum. O escape são gotinhas de sangue que aparecem na calcinha – muitas vezes um sangue mais escuro ou até marrom. O escape acontece, geralmente, em duas situações, segundo a dra. Rebeca: no começo ou no final da menstruação.

 

A menstruação significa uma descamação do endométrio, que é a camada de tecido que envolve o útero e fica mais grossa durante a ovulação para se preparar para receber um embrião. Quando a ovulação acaba e o seu o corpo percebe que não foi gerado um embrião, ele descarta tanto o óvulo quanto esse reforço do endométrio, gerando sangramento. Essa descamação pode começar suave, com as gotinhas de escape.

 

Se você toma pílula e o escape se arrastar por alguns dias, a dra. Rebeca explica que não é motivo de preocupação – mas você pode se incomodar, porque mancha a calcinha, traz desconforto. Nesse caso, vale conversar com o seu médico para rever a pílula anticoncepcional que você toma para regular as doses de hormônio que está ingerindo.

Sangramento fora do período menstrual marrom ou rosa

Se você perceber o sangue marrom, como explicamos aqui em cima, pode ser escape menstrual. O sangue marrom é aquele que teve mais contato com o ar, que faz o sangue ficar dessa cor.

 

Agora, se você não estiver perto do período menstrual, a mancha na calcinha pode significar alguma ferida na ppk ou no útero. Uma manchinha marrom também pode significar um corrimento dessa cor, que pode ser sinal de câncer no colo do útero ou do endométrio, principalmente se acompanhado por um odor forte e dores. É importante prestar atenção se você está tendo algum sintoma além do sangramento marrom, e sempre procurar assistência médica para tirar a dúvida.

 

Agora, se esse sangue for mais clarinho, e em pouca quantidade, como um escape, significa que pode ser um pouquinho de sangue menstrual que se misturou ao corrimento fisiológico natural. Toda mulher possui essa umidade natural, um corrimento que regula a flora vaginal. Essa mancha rosada na calcinha pode aparecer antes da menstruação ou depois, no período fértil, e até depois da relação sexual. O sangramento rosa também acontece por conta do uso de anticoncepcional, algum desequilíbrio hormonal, início de gravidez ou até Doença Inflamatória Pélvica.

 

desenho de uma mulher conversando com uma médica

 

E se for muito sangue fora do período menstrual?

Para sangramentos de fluxo forte, que ultrapassam as gotinhas do escape na calcinha, o melhor é ficar mais atenta! A dra. Rebeca indica buscar o ginecologista o mais rápido possível. Fique atenta também a outros sinais para relatar ao médico: você está sentindo dores? Tontura? Enjoos? Preste bastante atenção no seu corpo e leve tudo para o consultório.

Quando acontece um sangramento uterino intenso, a sua menstruação pode ter desregulado, ou você pode estar com alguma doença como endometriose, Doença Inflamatória Pélvica, ou disfunções no útero – e aí são muitas as possibilidades, e só um profissional pode investigar exatamente qual é.

 

O sangramento é sempre um sinal do seu corpo, por isso, vale observar se existem outros sinais, e, principalmente, vencer a vergonha e o medo e procurar ajuda. Quanto mais rápido você procurar, mais rápido vai se sentir melhor.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!