corrimento
Corrimento marrom: o que pode ser?
14 de dez de 2021

Corrimento marrom: o que pode ser?

Kira

Você também tem corrimento marrom antes da menstruação? Veja aqui o que pode ser

O corrimento marrom antes da menstruação é bem comum, mas deixa algumas garotas preocupadas. Será que essa secreção é mesmo normal? Existem ainda meninas que têm corrimento marrom depois da menstruação, e há também o terceiro grupo, que percebe esse corrimento tanto no começo quanto no final do período menstrual. Afinal, o que pode ser o corrimento marrom?

desenho de um absorvente externo com uma gota de sangue na parte central

Corrimento marrom antes da menstruação

Muitas vezes o corrimento marrom significa, na verdade, o seu corrimento normal e fisiológico misturado a um pouco de sangue. Quanto mais contato com o ar esse sangue tiver – se for pouquinho e demorar para "descer", por exemplo – mais marrom ele fica, porque o ar escurece o sangue.


Por isso que em geral o começo da menstruação ou o final parece um corrimento marrom. Você tem menos sangue descendo, sua "velocidade de descida" diminui e ele passa mais tempo em contato com o ar enquanto atravessa o canal vaginal para sair. Esse corrimento é supernormal, não precisa se preocupar com ele.

 

 Corrimento marrom fora da menstruação

Ele também costuma significar algum tipo de sangramento. Como sempre, autoconhecimento é tudo. Faça algumas perguntas para si mesma: Você está com dor? Ardência? Teve relação sexual que possa ter deixado alguma feridinha, por menor que seja? Sente que mais coisas estão diferentes no seu corpo além do corrimento?

 

Em geral, quando o corrimento é preocupante, ele vem acompanhado de outros sintomas como dor na ppk ou no abdômen, ardência ou coceira.

 

desenho de uma médica ao lado de uma figura do sistema reprodutor feminino

 

O corrimento marrom pode também significar câncer no colo do útero ou do endométrio, principalmente se acompanhado por um odor forte e por dores. Garotas com gonorreia, uma infecção sexualmente transmissível, também relatam corrimento marrom, mas em geral, é o corrimento amarelado que piorou. Então, sempre importante ficar atenta.

 

Percebendo outros sintomas, ou que o corrimento marrom está acontecendo mais vezes por mês e sem muita relação com a menstruação, procure sua ginecologista. É melhor tirar uma dúvida do que deixar uma possível infecção ou tumor evoluir sem atendimento. Se cuida!

 


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se