calcinha

Calcinha manchada é normal?

26 de jan de 2022
comentários

Vem descobrir o significado daquela mancha marrom ou branca na calcinha 

Já aconteceu de você ficar olhando para a sua calcinha manchada e se perguntar o que poderia ser? Viemos desvendar o que cada manchinha pode significar. 

 

desenho de uma menina sentada na privada com uma calcinha nos calcanhares

 

Por que a nossa calcinha fica manchada?

Antes de tudo, é bom deixar claro que é supernormal sair um corrimento transparente e sem cheiro da ppk. Esse corrimento pode manchar a sua calcinha, mas ele é natural – e não é bom para a sua saúde tentar buscar formas de "secar" a ppk. Ppk saudável é ppk molhada.

 

Então, se você perceber que sempre está com a calcinha um pouco molhada, não se preocupe, está bem? O corrimento natural serve para regular e limpar a sua vagina, e é muito saudável.

 

Se a calcinha úmida incomoda você, sempre dá pra usar um protetor de calcinha como o protetor diário Intimus®. Ele deixa a ppk respirar, e você vai se sentir super sequinha, com a calcinha limpa.

 

O que as cores das manchas podem significar

Na maioria das vezes, o corrimento transparente ou branco é o que se chama de corrimento vaginal fisiológico, o "normal". Ele pode ir variando de textura ao longo do ciclo menstrual: ficar bem líquido, ou parecendo uma clara de ovo, começar a engrossar ou parecer até uma pomada branca. Tudo isso é comum e é apenas um efeito do seu corpo reagindo às mudanças hormonais do seu ciclo menstrual.

 

Agora, se você perceber manchas de outras cores, elas podem estar indicando sintomas de outras condições, como doenças, infecções ou ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Vale ficar esperta e notar se, além das manchas na calcinha, você tem outro sintoma como dor, ardência ou coceira, por exemplo.

 

Mancha marrom na calcinha
Na maioria das vezes, uma mancha marrom significa sangue que escureceu depois de ter contato com o ar. Ela pode aparecer principalmente no começo e no final da menstruação.

Se você não estiver perto do período menstrual, a mancha pode significar alguma ferida na ppk ou no útero. Uma manchinha marrom também pode significar um corrimento dessa cor, que pode ser sinal de câncer no colo do útero ou do endométrio, principalmente se acompanhado por um odor forte e dores. É importante prestar atenção se você está tendo algum sintoma e sempre procurar assistência médica para tirar a dúvida.

 

Mancha amarela na calcinha

Uma mancha amarela pode significar muitas coisas, por isso é importante prestar atenção em outros sintomas que podem aparecer junto com ela. Se houver ardor, cheiro forte, vermelhidão na ppk e talvez até irritação para urinar, pode significar tricomoníase, a doença sexualmente transmissível não viral mais comum do mundo.

 

Essa mancha também pode significar cervicite crônica, uma irritação constante do colo do útero, ou até câncer no colo do útero. Outra causa comum são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais graves, como gonorreia ou clamídia. Por isso, se percebê-la, entre em contato com um ginecologista.

 

Mancha branca na calcinha

Uma mancha branca, em geral, não significa nada de anormal – como já falamos no começo deste texto. Pode ser o seu corrimento natural ficando um pouco mais grosso por conta da época do mês.

 

Vale prestar atenção nessa mancha branca se ela vier acompanhada de cheiro forte e coceira, sinais de candidíase, uma doença super comum e fácil de tratar.

 

O corrimento branco também pode significar vaginose bacteriana, uma doença que acontece quando as bactérias naturais da ppk se desequilibram. Também é uma doença bem fácil de tratar, mas você só pode se medicar com a indicação de um ginecologista, ok?

 

Mancha rosa na calcinha

A mancha rosa na calcinha, em geral, é um pouquinho de sangue que se misturou ao corrimento fisiológico natural. Essa mancha rosada pode aparecer antes da menstruação ou depois, no período fértil, e até depois da relação sexual. São muitas as possibilidades: o corrimento rosa também acontece por conta do uso de anticoncepcional, algum desequilíbrio hormonal, início de gravidez ou até Doença Inflamatória Pélvica.

 

menina

 

Quando devemos nos preocupar com essas manchas?

É normal ter fluidos saindo da ppk, mas é importante você se conhecer para perceber se seu fluido natural mudou de cor. Se preocupe quando ele deixar de ser branco e se estiver acompanhado de outros sintomas como dor, ardência ou coceira.

 

Escute seu corpo e sempre consulte um médico para não ficar na dúvida e no escuro. Peça ajuda para entender o que você está passando!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!