amenorreia-1

Quando a menstruação não desce pode ser amenorreia. Saiba mais

16 de set de 2022
comentários

Saiba sobre a amenorreia, condição caracterizada pela ausência de menstruação, por meio das causas comuns, sintomas associados e opções de tratamento disponíveis

A ausência de menstruação por um longo período – quando a mulher não está grávida, claro - é um problema que precisa ser investigado. Essa é uma condição que recebe o nome de amenorreia. Já ouviu esse termo? Vamos falar melhor sobre quais as causas e consequências dessa disfunção.

 

amenorreia-2

 

O que é amenorreia

A amenorreia é um sintoma caracterizado pela ausência de menstruação, quando a mulher não está grávida, nem amamentando e nem mesmo fazendo uso de medicamentos hormonais que têm como objetivo interromper o fluxo menstrual.

 

A amenorreia é definida como primária ou secundária, e o que vai determinar o seu tipo é a ocorrência ou não da menarca, a primeira menstruação.

 

Amenorreia primária

Basicamente, fala-se de amenorreia primária quando não houve a menarca, ou seja, a primeira menstruação, até os 16 anos. É preciso observar, ainda, se a adolescente em questão já apresenta o desenvolvimento de mamas e outros caracteres sexuais secundários (como surgimento dos pelos pubianos). É esperado que até os 13 anos já ocorram essas mudanças hormonais.

 

São muitas as possíveis causas da amenorreia primária, como drástica perda de peso (resultado de bulimia ou anorexia, por exemplo), desnutrição, anormalidades congênitas do sistema genital, hipoglicemia, obesidade mórbida, síndrome de Turner (XO), tumores ovarianos e doença ovariana policística, apenas para citar algumas possibilidades. Portanto, apenas com uma avaliação e investigação completa, realizada pelo ginecologista, poderá se chegar ao diagnóstico preciso. 

 

Amenorreia secundária

Já a amenorreia secundária é caracterizada pela ausência de menstruação por pelo menos três meses em mulheres que já menstruaram previamente e que apresentavam um ciclo regular. No caso de quem já possui um histórico de ciclo irregular, a ausência da menstruação precisa ser de, no mínimo, seis meses.

 

Para detectar a amenorreia secundária, o ginecologista deve realizar uma anamnese (que é a entrevista com o paciente, para entender todo o seu histórico), exame físico e exame ginecológico

 

Causas da amenorreia

Citamos anteriormente neste texto as possíveis causas da amenorreia primária. Vamos apontar agora o que pode resultar na amenorreia secundária:

 

 
  • Prática de exercícios físicos intensos e sem acompanhamento profissional adequado;

  • Alterações recentes de peso corporal;

  • Uso de determinadas medicações (como anticoncepcionais orais ou injetáveis, antipsicóticos, antidepressivos, anti-hipertensivos, opioides).

  • Doenças prévias;

  • Histórico de manipulação uterina, assim como de quimioterapia, irradiação pélvica ou do sistema nervoso central;

  • Estresse e depressão;

  • Desequilíbrios na tireoide;

  • Sinais de deficiência estrogênica;

  • Entre outros. 

 

 

amenorreia-3

 

Quando procurar ajuda de especialistas

Se você costuma ter um ciclo menstrual regular, ao perceber a ausência de menstruação por dois ciclos seguidos e, confirmar que não está grávida, a sugestão é agendar uma consulta com o ginecologista para investigar a condição

 

Da mesma forma, pode valer uma consulta quando acontece o oposto, e você se depara com uma menstruação prolongada.

 

É muito importante você conhecer o seu ciclo menstrual e estar atenta ao seu corpo, para identificar rapidamente alterações de padrão. O calendário menstrual pode ser um grande aliado nessa missão 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!