exame-preventivo-1

Exame preventivo que toda mulher precisa fazer. Bora saber mais

1 de fev de 2023
comentários

Será que você conhece a importância do exame preventivo? Nós te contamos para que serve e como esse exame é realizado. Vem descobrir mais sobre esse assunto!

Não é novidade que a chegada da puberdade nas pessoas que menstruam deve ser acompanhada por um médico ginecologista, que vai não apenas orientar sobre as infinitas dúvidas que essa nova fase da vida traz, como também se certificar de que tudo está certinho com o seu corpo. E uma das formas de fazer essa "checagem" é o exame preventivo. Bora entender melhor!

 

exame-preventivo-2

 

Precisamos falar sobre como é essencial a visita ao ginecologista após a primeira transa. Toda mulher sexualmente ativa precisa ir periodicamente a esse médico especialista. E um dos motivos principais para isso se chama exame preventivo.

 

O que é exame preventivo?

Também chamado de Papanicolau, em homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método no início do século passado, esse exame é a principal forma para detectar precocemente lesões e doenças no colo do útero, como o câncer.

 

E não precisa se preocupar: o exame preventivo é indolor e rápido. Pode ser que você sinta algum desconforto, mas normalmente é por estar tensa. Então, relaxe! 

 

Se você sentir dor, avalie conversar sobre isso com seu médico, já que boa técnica e delicadeza são essenciais para que a consulta seja tranquila e você tenha confiança no ginecologista

 

Como é feito o exame preventivo?

Segundo o Ministério da Saúde, esse é o passo a passo do exame preventivo do colo do útero:

 

  • A mulher deve deitar-se na maca com as pernas abertas e levemente levantadas, sobre um apoio;

  • O médico introduz um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);

  • É feita a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;

  • O profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;

  • As células colhidas são colocadas em uma lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.

 

exame-preventivo-3

 

Qual é a idade para fazer o exame preventivo?

Não são todas as consultas ao ginecologista que irão exigir a realização do exame preventivo. No entanto, toda pessoa com útero que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo de forma periódica.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

 

Portanto, coloque no seu calendário anual essa consulta tão importante 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!