desenho de uma menina com fone de ouvindo mexendo no computador feliz

Guia da puberdade feminina pra tirar todas as dúvidas

15 de mar de 2022
comentários

Você conhece os sinais da puberdade feminina? Saiba mais

Você sabia que a palavra puberdade deriva do latim pubertate e significa idade fértil? A palavra pubis em latim significa pelo, penugem. Por isso, a puberdade expressa o conjunto de transformações da adolescência, como o aparecimento dos pelos. Mas não são só eles que surgem na puberdade feminina, vem ver o que mais acontece!

 

desenho de uma menina se olhando no espelho

 

Sinais da puberdade feminina

A dra. Rebeca Gerhardt explica que a puberdade feminina começa com dois sinais principais: o surgimento dos pelos pubianos e dos brotos mamários – aqueles carocinhos que a menina sente sob os mamilos antes que os seios se desenvolvam por completo. Esses são, de acordo com a dra. Rebeca, os dois primeiros eventos da puberdade, que acontecem mais ou menos na mesma época. Em média, dois anos depois, vem a primeira menstruação, a menarca.

Além desses, existem outros acontecimentos da puberdade que vale a pena você conhecer: 

 

  • Estirão de crescimento, e depois desaceleração (em geral, depois da menstruação);
  • Mudanças na distribuição de gordura no corpo, trazendo mais curvas, alargamento dos quadris;
  • Desenvolvimento de todos os sistemas do organismo, com ênfase no circulatório e respiratório;
  • Desenvolvimento sexual e reorganização do sistema endócrino (que gerencia os hormônios!), com isso a menina pode perceber mudanças nos odores do corpo também.

 

Com que idade começa a puberdade?

A puberdade começa a dar os primeiros sinais a partir dos oito anos. Se acontecer antes disso, idealmente, a menina precisa ser levada ao médico pelos pais para fazer exames e iniciar um tratamento para prevenir a puberdade precoce.

 

A puberdade precoce é tratada em geral com hormônios, porque é importante respeitar o tempo que o corpo precisa para se desenvolver e atingir esse estágio.

 

Sinais como brotos mamários e pelos pubianos devem surgir até os 14 anos de idade, e a menstruação entre os 11 e os 16. Se até os 16 anos a menina não menstruar, é necessário procurar um médico para investigar o porquê.

 

consultagineco

A primeira menstruação

A primeira menstruação se chama menarca, e ela é o terceiro sinal da puberdade feminina. Talvez a menina sinta alguns sintomas de TPM (tensão pré-menstrual) alguns dias antes, mas não é garantido. Muitas vezes esses sintomas ainda são desconhecidos e ela pode confundir cólica com dor de barriga, o que é super normal.


O sangue da primeira menstruação pode começar marrom escuro, quando ainda está descendo aos poucos, para ao longo dos dias evoluir para um vermelho vivo.

 

Depois da primeira menstruação, em geral, o crescimento (evolução da altura) desacelera um pouco, mas o corpo continua se modificando. , mas o corpo continua se modificando.

 

A puberdade é um momento lindo e que deve ser aproveitado! Se você está passando por ela, observe as mudanças do seu corpo com muito carinho e comece a se preparar para a primeira menstruação lendo sobre o assunto, conhecendo a calculadora menstrual e já deixando aquele absorvente esperto na bolsa. A aventura está só começando 😊


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!