ansiedademenstruacao

A ansiedade pode atrasar a menstruação em até quantos dias?

20 de out de 2021
comentários

Você já se perguntou sobre a relação entre ansiedade e menstruação? Será que a ansiedade pode fazer a menstruação descer mais cedo ou mais tarde? Entenda

A menstruação é um evento mensal, que segue um ciclo, mas que, apesar disso, não é completamente previsível. A ansiedade pode atrapalhar a menstruação sim! Quem já teve a menstruação atrasada sabe do que estamos falando: ficamos preocupadas e tensas para saber o que aconteceu, bate o medo de ser uma gravidez, e aumenta ainda mais a ansiedade.

 

Ansiedade pode atrasar a menstruação, sim!

As variações emocionais podem ter um impacto real sobre nossos hormônios e nosso ciclo menstrual. Isso acontece porque o estresse provoca alterações na região do cérebro responsável pelo controle dos hormônios que regulam os ciclos menstruais. E daí você pode ter um atraso de menstruação ou até menstruar mais cedo.

 

desenho de menina analisando um calendário menstrual

 

Depois de quantos dias posso dizer que minha menstruação está atrasada?

O atraso é considerado a partir de 5 dias depois da data prevista – de acordo com o seu último ciclo e a média dos seus ciclos. Para saber qual é a duração normal de um ciclo, você pode usar a Calculadora Menstrual. Com ela, você insere seus dados mês a mês e começa a acompanhar o seu ciclo menstrual – lembrando que não existe uma quantidade de dias "normal", o que existe é o ciclo normal pra você, tá bom? Mas tenha esse número em mente: até 5 dias de atraso, é considerada uma flutuação normal do ciclo, então não fique preocupada – sua ansiedade pode fazer com que a menstruação atrase mais ainda se você ficar tensa! E não existe limite de dias, porque um grande estresse pode impactar até na sua ovulação, o que significa mais de um mês de atraso comparado com o seu ciclo "normal".

 

Desenho de menina pensando em pé

 

Se a menstruação atrasar mais de cinco dias...

No caso de um atraso de mais de cinco dias, você pode, se quiser, fazer um teste de gravidez de farmácia para já excluir essa possibilidade. O bom do teste de gravidez é que, ao ver o negativo, você pode ficar mais calma e a menstruação pode finalmente descer! Existem outros motivos fisiológicos que devem ser investigados nos casos da falta de menstruação – por isso, se o atraso acontecer por mais de 2 ciclos (ou 2 meses), procure seu médico e faça seus exames de rotina.

 

A Calculadora Menstrual é uma aliada e você pode levar as informações dela para o seu médico analisar, junto com os exames. Estamos juntas pela sua saúde!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!