como-funciona-o-teste-de-gravidez-1

Tire todas as dúvidas de como funciona o teste de gravidez

9 de nov de 2022
comentários

Saiba quais são os testes de gravidez mais confiáveis e como realizá-los

Fazer um teste de gravidez pode ser um momento de expectativa ou apreensão para uma mulher. E se não souber bem como funciona e qual o melhor momento para realizá-lo, esses sentimentos podem ficar ainda mais complicados. Para te ajudar, vamos tirar todas as dúvidas sobre como funciona o teste de gravidez. Vamos lá?

 

 

como-funciona-o-teste-de-gravidez-2

 

Vamos falar sobre os únicos dois tipos de testes que são confiáveis: dosagem sanguínea e os testes de gravidez de farmácia. Então, vamos focar nesses dois.

 

Como funciona o teste de gravidez

O teste de gravidez se baseia na alteração do hormônio gonadotrofina coriônica (hCG). O hCG só é produzido pelo corpo da mulher durante a gestação e, por isso, ele é tão assertivo para detectar a gravidez. 

 

Esse hormônio já começa a ser produzido no momento em que o embrião é implantado no útero. A partir daí, entre o sexto e o oitavo dia, os níveis de hCG aumentam de forma rápida e contínua e esses níveis são detectados no exame de sangue, que é bem sensível. Mas vamos falar dele daqui a pouco. Primeiro, vamos falar sobre o tão popular teste de farmácia.

 

Como funciona o teste de gravidez de farmácia

O teste de gravidez de farmácia, normalmente, é o primeiro recurso que as mulheres buscam para comprovar se estão ou não grávidas. Isso porque ele é muito prático - basta comprar na farmácia e fazer xixi no palitinho, seguindo as recomendações do fabricante.

 

Mas, vale dizer que, quando feito muito precocemente, ele pode mostrar um resultado negativo, devido à baixa concentração de hCG

 

Nesse caso, o recomendado é repetir o teste, no mínimo, 48 horas depois. Outra dica importante para aumentar as chances de um resultado preciso é usar a primeira urina do dia para realizar o teste. Isso porque as seguintes podem não conter uma concentração suficiente de hCG para positivar o teste. 

 

Se o teste for realizado corretamente, no momento certo (ou seja, pelo menos, um dia após o atraso da menstruação) e se a mulher não tiver feito uso do hormônio hCG, as chances de um resultado positivo ser verdadeiro são altas. 

 

Mas, se a ansiedade por aí estiver alta, você pode fazer o exame de sangue de sangue de gravidez, que é ainda mais preciso e vai confirmar ou não se há um bebezinho na sua barriga. Vamos entender como ele funciona.

 

Exame de sangue gravidez

Como o nome já sugere, ele é feito por meio da amostragem do sangue. O que faz com que ele seja o tipo de teste de gravidez mais confiável é que a concentração do Beta hCG é maior no sangue do que na urina. 

 

A mulher pode realizar dois tipos de exames de sangue de gravidez

 
  • Qualitativos: que indicam a presença ou ausência do hormônio hCG

  • Quantitativos: que indicam a concentração real, e mostram, até mesmo, a estimativa do tempo gestacional

 

 

Embora nesse tipo de exame não seja preciso esperar a menstruação atrasar, ainda assim, tem que esperar alguns dias após a relação sexual, para quem o hCG alcance uma concentração suficiente para que possa ser detectado no sangue. O hormônio fica detectável de 4 a 6 dias antes da menstruação descer. 

 

Mas nada é 100% quando se trata do corpo humano, viu? Na maioria dos casos, o hCG só fica detectável apenas 1 ou 2 dias antes da próxima menstruação. Já em casos de implantação tardia do embrião, o exame só irá positivar depois do atraso menstrual mesmo.

 

E vale dizer: falsos negativos são mais comuns nos exames de urina do que nos exames de sangue e, por isso, esse último é o mais confiável entre os dois. 

 

 

como-funciona-o-teste-de-gravidez-3

 

Como fazer teste de gravidez caseiro

Como já falamos antes, no começo deste texto, apenas os dois testes citados são confiáveis: teste de farmácia e exame de sangue de gravidez. Não se deixe enganar por esses mitos de testes de gravidez feitos em casa.

 

Eles não possuem qualquer tipo de embasamento científicos e ainda podem fazer mal para a sua saúde. No caso do teste feito com cloro ou água sanitária e urina, indicado por aí na internet, pode haver liberação de gases tóxicos. Cuidado!

 

Dica importante para finalizar!

Se você optar em fazer, primeiro, o teste de farmácia, uma dica importante: Ao escolher qual comprar, observe se ele tem o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e registro no Ministério da Saúde. Além disso, confira a validade do teste e as condições da embalagem. 

 

E meninas, não podemos encerrar esse texto sem deixar a recomendação mais importante de todas: se você não estiver tentando engravidar, não abra mão de usar camisinha nas relações, tá? 💛

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!