desenho de menina enjoada

Será gravidez? Ou é normal sentir enjoo antes da menstruação?

25 de ago de 2022
comentários

Sentir enjoo antes da menstruação pode ser só uma consequência das cólicas e de outros sintomas da TPM. Vem entender!

O enjoo é um daqueles sintomas clássicos de gravidez, né? No imaginário popular, uma mulher sexualmente ativa que sente náuseas provavelmente está grávida – especialmente se for antes de a menstruação descer. Mas será mesmo? Bom, é claro que comer alimentos estragados ou beber além da conta são motivos para enjoar, mas se você não comeu nada suspeito, não está de ressaca e a menstruação ainda não desceu, gravidez não é o único motivo possível para o mal-estar. Sentir enjoo antes da menstruação pode ser TPM!

 

desenho de menina pensativa

 

Será que é gravidez ou menstruação chegando?

É normal sentir enjoo antes de a menstruação descer, pois sim! É uma consequência da tensão pré-menstrual, um conjunto de sintomas físicos e emocionais que geralmente ocorrem de uma a duas semanas antes da menstruação. 

 

Os sintomas de TPM mais comuns são:

  • Tristeza

  • Irritação

  • Ansiedade

  • Cansaço e dificuldade de concentração

  • Mudanças nos padrões de apetite, como sentir vontade de comer doce

  • Sensibilidade ou inchaço nas mamas

  • Dor de cabeça

  • Inchaço

  • Dor muscular

 

 

O enjoo não é um sintoma assim tão comum, mas pode ocorrer e vir acompanhado de vômitos e constipação (o bom e velho intestino preso). 

 

Por outro lado, se você transou sem camisinha e não usa nenhum método contraceptivo, pode ser que seja gravidez mesmo. Aí, será preciso fazer um teste de gravidez pra tirar a dúvida. Lembre-se de que nenhum método é 100% garantido, mas é muito difícil engravidar transando protegida.

 

Por que a TPM pode provocar enjoo?

Os sintomas da TPM são provocados pelas mudanças hormonais que ocorrem no corpo ao longo de todo o ciclo menstrual. Em certos momentos do ciclo, você pode se sentir mais confiante, equilibrada e cheia de vida. Em outros, não dá tanta vontade assim de levar a vida com muita animação. 

 

As náuseas podem ser uma consequência dessas variações hormonais ou dos outros sintomas típicos da TPM. Cólicas fortes podem provocar enjoos e até vômitos em algumas pessoas. A enxaqueca antes da menstruação, também. 

 

Se você anda enjoando muito antes da menstruação, é importante conversar com o seu ginecologista para buscar soluções. O profissional de saúde poderá recomendar o uso de medicamentos para aliviar dores fortes ou de hormônios para aliviar os sintomas da TPM. 

 

 

desenho de menina se alongando

 

O ginecologista também poderá sugerir alguns ajustes no seu estilo de vida, como a prática de exercícios ou a adoção de bons hábitos alimentares. Um exemplo é o consumo de açúcar e cafeína, que podem piorar os sintomas: talvez seja preciso maneirar nos doces, refrigerantes e café. 

 

Mas não é uma regra, ? O importante é buscar ajuda e testar maneiras de aliviar o incômodo até encontrar aquelas que funcionam para você. Sentir TPM é tão natural quanto a luz do dia, mas seu corpo é único 😉


Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!