desenho de menina comparando dois humores: triste e irritada versus feliz
5 dicas para aliviar a TPM
15 de mar de 2022

5 dicas para aliviar a TPM

Kira

Cuidar da alimentação e dormir bem são prioridade! Vem saber mais

Como melhorar a TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual, que dá muita dor de cabeça para algumas mulheres? Quem vive os sintomas dessa fase já começa a ficar atenta quando percebe que vem chegando a menstruação. É por isso que é importante usar a sua calculadora menstrual, que avisa quando o período está chegando e assim você consegue se preparar melhor para aliviar os efeitos. Afinal, uma garota preparada não quer guerra com ninguém, nem mesmo com a TPM!

 

Cada mulher tem um tipo de TPM, porque cada corpo é único e as oscilações hormonais dele também são. Os sintomas mais comuns da da TPM são:

 

  • inchaço na barriga ou nos seios
  • sentir mais vontade de comer (especialmente doces)
  • alterações no sono
  • dores de cabeça
  • se sentir mais irritada e/ou mais sensível – parece que qualquer coisinha já te deixa no limite

 

A TPM pode aparecer até 15 dias antes da menstruação – algumas mulheres vão senti-la por apenas alguns dias, talvez um ou dois, depende muito do corpo e do estilo de vida. Com o tempo e o passar dos ciclos, você começa a dominar o ritmo da sua TPM e sabe quanto tempo ela vai durar e quais serão os dias mais difíceis.

 

desenho de menina na cozinha comendo um cacho de uvas

 

Como aliviar a TPM naturalmente

A primeira dica é cuidar da alimentação! É recomendado que nessa fase, apesar do desejo de comer doce, você pegue leve em alimentos que aumentam a inflamação do corpo, em especial o açúcar, leite e derivados, cafeína e ultra processados – que são os "pacotinhos" de biscoito, doces, balas, salgadinhos, macarrões instantâneos etc.

 

Comer comida "de verdade" como arroz, feijão, verduras, frutas e legumes ajuda muito a sentir menos os efeitos da TPM. Você também pode incluir na sua alimentação as chamadas oleaginosas, como castanha de caju, amêndoas ou nozes, e também o chocolate na versão 70% cacau. São alimentos que ajudam a aliviar os sintomas e aquela vontade de comer uma coisinha mais gostosa.

 

Faça exercícios físicos

Para aliviar os sintomas mais comuns da TPM, os médicos indicam fazer exercícios físicos. O maior desafio nessa fase é que muitas mulheres sentem uma queda nos níveis de energia. Pode ser que você não tenha muita vontade nem de colocar a roupa de ginástica 😕

 

Faça um esforço e saia do sofá para fazer qualquer exercício leve. Você pode caminhar por meia hora no seu bairro, fazer uma aula de yoga ou alongamento online, ou fazer o treino que você já está acostumada – mas em menor intensidade, focando em aliviar o estresse e ser muito, mas muuuuito gentil com você. Suar, mesmo que só um pouquinho, vai trazer uma sensação maravilhosa, garantimos 😉

 

desenho de uma menina deitada dormindo

 

Durma bem

E como TPM cansa, você precisa colocar seu sono e descanso como prioridade nesse período. Descansar é essencial para seu corpo lidar melhor com as oscilações hormonais. Isso significa preparar um ambiente tranquilo no seu quarto e criar rituais para ir relaxando antes de se deitar.

 

Tente ficar pelo menos uma hora longe de telas antes de dormir – nada de celular ou televisão, vai valer a pena. Uma menor exposição à luz desses aparelhos garante um sono mais tranquilo, e a sua cabeça vai agradecer receber menos estímulo nesse momento de relaxamento.

 

E como preencher essa hora sem telas? Você pode tomar um banho gostoso e bem quentinho, passar creme hidratante fazendo uma automassagem (coloque bastante atenção nos pés), ler um livro já deitada na cama e tomar um chá, que tal? Só de ler isso já deu vontade de criar o ritual do sono, não é?

 

Como aliviar o stress da TPM?
Assim como seu descanso é prioridade, o seu bem-estar, tanto físico como emocional, também é. A TPM é um momento que pode nos deixar mais sensíveis, mas vale lembrar que as mulheres não "enlouquecem" na TPM. A verdade é que só deixamos de ser tão tolerantes com comportamentos e situações que sempre nos incomodaram.

 

É como se a TPM tirasse aquele "filtro" que a gente usa para se relacionar com pessoas que, muitas vezes, estão sendo desagradáveis mesmo! Então, durante a TPM, preserve seu emocional.

 

Evite brigas, discussões, andar com aquela amiga que é super crítica, ou que sempre vê defeito em tudo. Vale tentar um exercício de respiração longa, o "respirar fundo" que sempre ajuda a acalmar nosso coração e também procurar alguma meditação guiada na internet (tem várias!). Assim você passa pela TPM com menos estresse e aprende a focar sua energia nas coisas que te fazem mais feliz.

A TPM não é um monstro, ela é uma parte do seu ciclo que pode até ser aproveitada – quando é respeitada. Aproveite essas dicas e transforme esse período na sua vida!


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se