gravidez

Estou grávida. E agora? Vem entender como você pode dar a notícia aos seus pais

17 de dez de 2021
comentários

A menstruação atrasou e o exame confirmou: Tô gravida. E agora? Saiba o que fazer

Quando a menstruação atrasa, acende um alerta, será que tá tudo certo? E quem tem a vida sexual ativa já fica com aquela dúvida: será que tô grávida? A apreensão é bem comum, e o primeiro passo pra tirar essa dúvida é comprar um teste de farmácia, daqueles que você faz xixi no bastãozinho pra saber se está mesmo grávida.

desenho de uma mão feminina segurando um teste de gravidez


O teste deu positivo. Tô gravida, e agora?
Se o teste de farmácia deu positivo, respire fundo e faça mais um pra confirmar. Pode dar falso positivo, acontece. Mas, se confirmou positivo, hora de ir atrás de um exame de sangue.

 

Se você tiver convênio médico, pode buscar na rede conveniada um ginecologista e marcar uma consulta. Quanto antes, melhor. O médico vai dar pra você um pedido de exame de sangue pra confirmar a gravidez em um laboratório ou hospital da rede conveniada.

 

Se você não tem convênio, pode pagar para fazer o exame - o nome dele é Beta HCG, e mede a dosagem de um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana, que o corpo da mulher apresenta quando há uma gravidez. Você pode pedir por um Beta HCG particular no laboratório e tirar sua dúvida. Talvez exijam um pedido médico, então ligue e se informe.

 

Se não tiver como pagar por um exame, o caminho é ir ao posto de saúde mais próximo e explicar a sua situação. Você será encaminhada para uma consulta e para fazer o exame.

O exame de sangue deu positivo, e agora?

Em primeiro lugar, se acalme. A gravidez não planejada é um tema sensível, muda a sua vida. Busque apoio: é a hora de contar para os seus pais que está grávida, para o pai do bebê e também para o seu médico, se você tiver um médico ou médica de confiança.

 

O primeiro passo depois de confirmar a gravidez é buscar apoio para começar o pré-natal, a preparação e acompanhamento da gravidez. O médico vai contar pra você o que você vai precisar fazer nos próximos nove meses.

desenho de uma menina sentada no chão se abraçando


Como contar para os meus pais que estou grávida?

Sabemos que esse momento pode ser bem tenso no caso de uma gravidez não planejada, mas você vai ter que contar. O que a gente pode recomendar é que você escolha um momento calmo. Chame seus pais para conversar e não faça rodeios. Quanto mais direta você for, melhor será. Como puxar um curativo, sabe? Diga que está grávida, que não sabe o que fazer e peça apoio.

 

Cada família vai reagir de um jeito. Para algumas, o choque inicial pode causar uma frustração nos seus pais, eles podem até perder um pouco o controle das emoções.

 

Continue respirando fundo, não seria legal entrar numa briga com eles. Depois que o choque passar, pode ser que se acalmem e vão poder ajudar você a passar por essa fase e tomar as decisões certas.

 

Você conhece seus pais melhor do que ninguém, e se não se sente segura ou confiante de contar sozinha, conte antes para uma amiga e peça para ela estar a postos quando você contar (mesmo se for para dar aquele apoio moral on-line!).

 

A notícia da sua gravidez, especialmente se você ainda for adolescente, é acima de tudo uma surpresa para seus pais. Tenha em mente que eles não esperavam por isso, e que toda reação é válida, desde uma mega felicidade por se tornarem avós até uma bronca daquelas. Isso tudo pode acontecer. Só não pode violência, ok? Isso você não pode aceitar. Aí é preciso pedir ajuda externa para lidar com a situação. Entendido?

 

Ao contar sobre a gravidez, mantenha a calma e dê o tempo para que eles assimilem a situação. Você também pode buscar apoio em outras pessoas da família e procurar programas de acolhimento para mães na adolescência se sentir necessidade. É hora de construir a sua rede de apoio e começar a pensar no futuro. Melhor ainda se for com seus pais! Mas, olha, a gente precisa falar sobre gravidez na adolescência. Ela precisa ser evitada. Sabe por quê? Cuidar de um bebê requer tempo, grana e muita responsabilidade, e isso tudo pode interromper ou atrasar os seus planos de vida. Agora, se a gravidez já aconteceu, lembre-se de que outras meninas já enfrentaram essa situação e, no seu tempo, você ainda terá muitas coisas pra conquistar.

 

Planeje-se para cuidar do seu bebê e busque ajuda para não parar de estudar – assim você constrói um futuro pra você e pra ele.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!