perfil de uma menina com uma linha enrolada na cabeça, e mão puxando puxando a ponta dessa linha

Ansiedade na TPM: causas e como melhorar esse desconforto

30 de jun de 2022
comentários

A ansiedade na TPM é um sintoma relativamente comum entre pessoas que menstruam. Ser gentil com seu próprio corpo, praticar exercícios e dormir bem pode ajudar! Saiba mais

A ansiedade na TPM é um desconforto comum para muitas pessoas que menstruam. Se você sente vontade de descontar tudo na comida, chora sem motivo ou se irrita facilmente, acredite: você não está sozinha!

 

desenho de uma menina triste se abraçando

 

A ansiedade na tensão pré-menstrual pode se manifestar de diferentes formas: você pode ficar mais preocupada ou tensa antes de uma prova, chorar quando alguma coisa não dá certo, ou simplesmente ficar de bode, sabe? Meio de saco cheio da vida.

 

Se você anda sentindo vontade de arrancar os cabelos uma ou duas semanas antes de ficar menstruada, a TPM pode estar por trás disso. E segundo médicos e pesquisadores, a culpa provavelmente é dos hormônios. Vamos entender melhor:

 

TPM causa ansiedade?

Durante a última fase do ciclo menstrual, que é a TPM, o corpo produz mais progesterona e estrogênio, os dois principais hormônios responsáveis pela menstruação. O objetivo dessa produção é preparar o corpo para uma possível gravidez. Quando a fecundação do óvulo não acontece, os níveis desses hormônios caem e a menstruação desce. Você pode calcular tudo certinho em relação ao seu próprio ciclo usando a calculadora menstrual 😉

 

Os hormônios são responsáveis pelo funcionamento de muita coisa no corpo, inclusive por enviar mensagens ao cérebro que se refletem no humor. A flutuação hormonal na última fase do ciclo menstrual pode provocar ansiedade, mudanças no apetite e nos padrões de sono. Pode dar vontade de comer muito chocolate ou de tirar um cochilo depois da escola ou no horário de almoço do trabalho.

 

Como controlar a ansiedade na TPM?

A boa notícia é que você pode, sim, encontrar formas de lidar com a ansiedade na TPM. 🥳

Em primeiro lugar, seja gentil com você mesma. Os sintomas provocados pelas variações hormonais são compartilhados por muitas pessoas que menstruam. Então, se você está com vontade de ficar mais quietinha durante a TPM, ou está meio sem saco para fazer uma atividade ou outra, respeite o seu corpo. De repente, vale a pena dar um toque nas amigas mais próximas e nas demais pessoas que convivem bastante com você. Elas vão entender que você não está no seu momento mais radiante e tudo bem.

 

Praticar exercícios físicos é um hábito que pode ajudar a aliviar a tensão e a melhorar o humor, mostram as pesquisas. Mas se você não está muito disposta a seguir a sua rotina regular de exercícios na TPM, procure uma outra atividade que te traga prazer, como dançar ou nadar.

 

desenho de uma menina meditando

 

Você também pode adotar algumas técnicas de relaxamento, como a meditação ou até mesmo uma boa massagem. Seu corpo está se preparando para menstruar e merece um carinho extra! Dormir bem também pode fazer maravilhas pelo seu humor. Então, mantenha o sono em dia. 😴

 

Alimentar-se bem é outra estratégia pra lidar melhor com as flutuações de humor. Alimentos ricos em triptofano, como peixes, ovos, feijão, carnes e ervilha, ajudam a aumentar os níveis de serotonina, uma substância química produzida no cérebro que ajuda a regular o humor.

 

E o melhor ficou para o final: chocolate amargo, aquele que contém pelo menos 70% de cacau, pode ajudar a amenizar os sintomas da TPM. Delíciaaaaa! 🍫😋  Mas nada de exageros, tá? Consuma com moderação.

 

Em tempos de TPM, o importante é cuidar bem de você. Só que sempre é importante se auto-observar. Se você estiver muito ansiosa e o mal-estar durar o mês inteiro, é importante trocar uma ideia com o ginecologista. O profissional de saúde poderá te orientar sobre como lidar com a TPM e ansiedade, ou te encaminhar para um psicólogo se vocês acharem que pode ser bacana.

 

Ansiedade não é frescura, seja na TPM ou não. Coloque o seu bem-estar em primeiro lugar e não deixe de procurar ajuda. Você não precisa passar por isso sozinha. 🙂

 

Tem dicas legais de como amenizar os sintomas da TPM? Compartilha nos comentários 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!