diferentes desenhos de uma menina interagindo com absorventes, coletores etc

Há quem diga que o sangue da menstruação é sujo. Vem entender o que tem nesse ouro

26 de mai de 2022
comentários

Vamos desmistificar de vez essa ideia errada de que o sangue menstrual faz mal

Um dos nossos objetivos aqui neste espaço é desmistificar as ideias erradas e negativas em relação à menstruação. Por isso, sempre reforçamos que é algo natural, que não deve ser motivo de vergonha, medo ou nojo. E se ainda tem alguém aí que acha que sangue de menstruação é sujo, está na hora de acabar de uma vez por todas com esse pensamento totalmente equivocado e, até mesmo, ultrapassado, né?

 

desenho de uma menina surfando em uma onda vermelha em cima de um absorvente com abas

 

Como é o sangue da menstruação

Qualquer tipo de preconceito ou ideia errada vem da falta de conhecimento. Então, nada melhor para começar a mudar essa relação com o fluxo menstrual do que entendendo como é o sangue da menstruação.

 

O fluxo menstrual possui sangue, claro, mas não apenas isso. Ele também é composto por tecidos formados dentro do útero - lembrando que a menstruação é nada mais do que a escamação do endométrio, a parede uterina.

 

Além disso, quando passa pela vagina, a menstruação tem contato com bactérias que são responsáveis pela manutenção da limpeza vaginal. Portanto, não há nada nesse sangue que ofereça risco à saúde.

 

O sangue da menstruação faz mal ao homem?

Uma das buscas mais frequentes no Google é em relação a perguntas se o sangue da menstruação faz mal ao homem. Essa é uma grande prova de como o tema ainda é repleto de muita desinformação, especialmente entre alguns homens, que alimentam esse pensamento antiquado de que a menstruação é suja.

 

desenho de duas meninas segurando um absorvente externo com um coração em cima delas

 

É importante que todos tenham em mente que o corpo feminino é composto por vários elementos, o que inclui, também, a menstruação. Isso é apenas parte da sua natureza, parte do seu ser.

 

Mas atenção: o sangue menstrual pode, sim, transmitir alguma doença se a mulher for portadora de alguma infecção sexualmente transmissível, como hepatite e HIV. Essas ISTs também podem ser transmitidas por meio da secreção vaginal. Portanto, já sabe: sexo só com camisinha, estando menstruada ou não, hein?

 

Ainda que a relação sexual possa ser transmissora de ISTs, bora deixar claro que o sangue menstrual não é sujo! Ele é parte da natureza das pessoas que menstruam, e precisamos (e vamos) normalizar isso.

 

Conta aqui pra gente: como é a tua relação com sangue menstrual?


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!