A pergunta que não quer calar: pode fazer sexo menstruada?
24 de mar de 2022

A pergunta que não quer calar: pode fazer sexo menstruada?

Kira

Tudo o que você queria saber sobre transar menstruada

Você já cancelou algum date só porque estava menstruada e achou melhor nem ir pra não passar vontade? Ou fica com vergonha até de falar pro namorado ou namorada quando tá naqueles dias? Metade da população mundial menstrua, mas, ao mesmo tempo, ainda é um estigma na nossa sociedade – e quando associamos a sexo, a conversa pode ficar até mais difícil. Mas, afinal, pode ou não pode fazer sexo menstruada?

 

desenho de uma menina sentada

Transar menstruada faz mal?

Transar menstruada pode ser muito bom – mas só se você estiver se sentindo confortável pra isso. Vamos lembrar que você pode estar indisposta, com cólica, incomodada com inchaço e daí é melhor não forçar. Mas se a vontade vier, pode ir sem medo! Mal não faz não.

Não existe nenhuma recomendação médica sobre ter relações sexuais durante a menstruação – inclusive muitas mulheres relatam que pode até ajudar a aliviar as cólicas, enquanto outras dizem que o sangue traz mais lubrificação.

 

Tem mulher que relata que na menstruação sente ainda mais vontade de transar, e que é o melhor momento. O sexo na menstruação é apenas um estigma, e estigma se resolve conversando, não é mesmo?

 

Transar menstruada engravida?

As possibilidades de engravidar menstruada são baixas, mas não é impossível. Durante a menstruação, o endométrio (tecido que cobre o útero) está descamando e isso dificulta que um embrião se implante no útero. Além disso, teoricamente, a ovulação já passou, então engravidar seria bem difícil.

 

Mesmo assim, se você não pretende engravidar, precisa usar um método contraceptivo quando transar menstruada. Pílula anticoncepcional, camisinha (ou os dois!) e o que você estiver acostumada a usar. Sabe por quê? Porque o corpo humano não é uma máquina. Você pode ovular mais cedo, pode estar menstruada há muitos dias, teve um sangramento mais longo e o processo de ovulação pode ter reiniciado, só pra citar algumas possibilidades do que pode acontecer.

 

Como não dá pra colocar uma câmera no útero e verificar se está tudo bem, você tem que se garantir na proteção. Então, mesmo menstruada, se proteja de uma gravidez não desejada, tá bem?

 

Transar menstruada diminui o ciclo?

Pode diminuir, porque o sangue consegue sair mais rápido, mas não altera nada em você fisiologicamente falando. Pelo movimento do sexo com penetração, o sangue pode "descer" com mais velocidade, e, consequentemente, fazer sua menstruação durar menos dias.

Transar menstruada aumenta o risco de pegar IST?

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) sempre são um risco para quem está transando sem camisinha. E não é diferente para o sexo durante a menstruação. Se você estiver sem preservativo, pode, sim, pegar uma IST, o risco é o mesmo. Por isso, vale se proteger mesmo naqueles dias – cuide da sua saúde sempre.

 

desenho de um homem e uma mulher dentro de uma banheira se abraçando

 

Como transar menstruada?

A única questão para se preocupar é que transar menstruada pode deixar marcas de sangue onde vocês estiverem deitados ou deitadas. Se isso incomodar você, existem algumas opções.

 

Uma delas é transar no chuveiro ou no banheiro, afinal, é um lugar mais simples de limpar do que tapetes, lençóis ou tecidos que mancham. Fora que é sempre legal dar uma variada, né?

 

A segunda dica é, se decidir fazer sexo na cama ou no sofá, escolher uma toalha pra colocar embaixo de você. Assim é a toalha que vai ficar com as manchas, e depois é só colocar pra lavar.

 

Quando transar menstruada, também pode ser bacana experimentar diferentes posições. Especialmente se você sente cólica ou inchaço. Vá experimentando até se sentir confortável. Nessa hora, ter um diálogo aberto com o parceiro ou parceira é tudo. Peça pra liderar o momento e vá sentindo o que parece bom e gostoso pra você. Pode ser uma experiência incrível para os dois ou as duas 🔥


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se