anticoncepcional

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional posso ter relação sexual?

20 de jan de 2022
comentários

Quanto tempo demora para o anticoncepcional fazer efeito? Vem saber

Você já foi ao ginecologista, pediu por uma pílula e está tomando, mas vem a dúvida: depois de quanto tempo tomando anticoncepcional estou protegida? É muito comum se preocupar com isso, e trouxemos algumas informações que podem ajudar você a se sentir mais segura.

 

Em primeiro lugar, leia a bula do anticoncepcional de cabo a rabo. Cada medicamento funciona de um jeito e é ali que você vai ver as condições para usar a pílula e vai ter certinho o número de dias para ela começar a fazer efeito. Se você já jogou a bula fora pode digitar o nome do medicamento na internet – as bulas estão todas publicadas em diversos sites.

anticoncepcional

 

Em quanto tempo o anticoncepcional faz efeito?
Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

 

Mas você precisa estar atenta e começar a tomar a pílula no dia certo, que é o primeiro dia da menstruação, e se manter tomando o remédio todos os dias na mesma hora. Dessa forma, o mais seguro é afirmar que depois de dez dias você estará protegida – mas você só pode confirmar isso de verdade na bula do seu medicamento, combinado?

casal

 

Mas não pode fazer bobeira. Mesmo tomando a pílula certinho, você ainda precisa combiná-la com um método de barreira, ou seja, precisa usar camisinha! A camisinha protege da gravidez e também de ISTs – as infecções sexualmente transmissíveis. Assim você fica tranquila de verdade e pode planejar seu futuro no seu tempo, sem o perrengue de uma gravidez na adolescência, não é mesmo?


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!