tomarac

Entenda como tomar anticoncepcional

25 de out de 2021
comentários

Para garantir a eficácia, é preciso saber como tomar o anticoncepcional corretamente. Veja aqui dicas pra não fazer besteira!

Não se sinta mal por estar se perguntando como tomar anticoncepcional. Não tem como saber se alguém não te explicar. E é bem bom que você esteja se questionando sobre como tomar anticoncepcional corretamente, porque a pílula vai te ajudar a prevenir uma gravidez indesejada. Além disso, toda vez que tomamos qualquer medicação, precisamos nos informar e ser responsáveis. O jeito certo de tomar anticoncepcional têm alguns detalhes para prestar atenção: 

 

1) Que tipo de anticoncepcional você está tomando?

Primeiro, olhe bem a cartela. Essa é uma pílula de 21, 22, 24 ou 28 dias? Existem anticoncepcionais em todas essas variações. Aproveite e leia toda a bula do seu anticoncepcional – nada de preguiça, você só vai precisar fazer isso uma vez!

 

desenho de uma menina ao lado de um calendário, cartela de pílula e relógio

 

2) Quando tomar o primeiro comprimido?

Você toma o primeiro comprimido do anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, sem falta.

 

3) Existe uma hora certa para tomar anticoncepcional?
Você pode escolher o horário que for melhor pra você, mas é importante que você tome a pílula todos os dias na mesma hora. Então tenha isso em mente ao escolher. Se você acorda durante a semana às 6h da manhã, mas no final de semana dorme até tarde, melhor deixar a pílula para a hora do jantar todos os dias. Isso porque bagunçar os horários pode diminuir a eficácia do contraceptivo.

 

4) Anticoncepcional de 21 dias

Você precisa tomar um comprimido todos os dias, no mesmo horário, até o final da cartela. Quando acabar, vai fazer uma pausa de 7 dias, completando assim um ciclo inteiro = 28 dias. Nessa pausa você vai menstruar. Não é a mesma menstruação que você teria sem a pílula, já que ela impediu sua ovulação, mas é um sangramento fácil de reconhecer, tipo uma menstruação mesmo. Você vai iniciar outra cartela no oitavo dia da pausa.

5) Anticoncepcional de 22 dias

É o mesmo esquema do anticoncepcional de 21 dias, mas para esse a pausa é de apenas 6 dias. No sétimo dia, inicie uma nova cartela – mesmo se você não menstruar.

 

6) Anticoncepcional de 24 dias
A pausa agora cai para quatro dias, mas você segue as mesmas regras: todos os dias um comprimido no mesmo horário. No quinto dia da pausa, reinicie a cartela, mesmo se a menstruação não vier ou se você ainda estiver menstruando.

 

7) Anticoncepcional de 28 dias

Este é um anticoncepcional sem pausa. Você toma todos os dias no mesmo horário, e emenda uma cartela na outra. Então, acabou uma, já começa outra. Nenhum dia de pausa. Muitas mulheres acham mais fácil tomar o anticoncepcional de 28 dias para não terem alterações na rotina – afinal, depois que você acostuma a tomar a pílula, fica automático! A pílula de 28 dias tem duas possibilidades: na cartela existem quatro comprimidos de placebo (sem efeito) para cumprir a pausa, ou os 28 comprimidos são de hormônio e assim você não menstrua.

 

deseho de uma camisinha


8) Esqueci de tomar a pílula! E agora?
 Às vezes você está viajando, ou passando por uma fase de agenda caótica, muita prova na escola, muito trabalho, e esquece de tomar a pílula. Acontece! Mas se esquecer, vai precisar redobrar a atenção, porque a eficácia da pílula diminui quando a gente esquece um comprimido. Então, na hora de transar, sempre bom usar um método contraceptivo adicional. Além disso, tome a "pílula esquecida" assim que lembrar. Veja na bula da sua pílula (sabe, né, aquele papel com toooodas as informações do remédio) qual é o período de tolerância para tomar a dose "esquecida" – algumas são de até 12 horas! Então lembrou, tomou. Se você já tiver passado do tempo de tolerância, vai precisar iniciar um novo ciclo de anticoncepcional. Isso significa iniciar uma nova cartela. Combine esse início com um "método de barreira", como a camisinha, por pelo menos uma semana (cheque o tempo de segurança na bula da pílula). As falhas na hora de tomar a pílula são grandes responsáveis pela queda da eficácia, então fique esperta!

9) Como eu faço para não esquecer de tomar a pílula?
A nossa calculadora menstrual pode ajudar. Ali você consegue colocar lembretes sobre a sua pílula – e alie a um alarme no celular, claro. Todo cuidado é válido. Você também pode associar tomar a pílula a um evento fixo na sua rotina. Pode ser o intervalo do colégio ou da faculdade, pode ser a hora do jantar ou a hora do almoço. A gente só não recomenda associar ao momento de dormir ou acordar – porque são as horas que mais se alteram se você fizer uma viagem, ou for a uma festa, por exemplo! Outra dica é, se você puder dar preferência para a primeira parte do dia – até a hora do almoço – isso dá mais margem de segurança no caso de esquecimento. Uma pílula que é tomada de manhã, você ainda tem chance de lembrar dela de tarde ou de noite. Em compensação, se você costuma tomar de noite e esquece, só vai lembrar no outro dia e aí já pode ser tarde demais. E não se esqueça de levar a pílula sempre com você para onde for, assim as chances de perder o horário são ainda menores!

Tomar anticoncepcional corretamente é uma grande forma de se cuidar. Você previne uma gravidez indesejada, curte sua sexualidade de forma mais tranquila e ganha autonomia. A escolha é sua 😉

 

Mas antes de começar a tomar a pílula, vá ao ginecologista. Ele vai entender o seu ciclo e vai indicar o melhor método pra você.

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!