Como aliviar o inchaço na TPM

Você tem inchaço na TPM? Vem saber como aliviar esse sintoma

24 de mar de 2022
comentários

Veja dicas do que fazer para aliviar o inchaço pré-menstrual

Aquela barriga inchada na TPM é um clássico na vida de quem menstrua. Mas viemos te contar que ela não é algo que você deva se preocupar, porque apesar de ser incômoda, é uma parte natural do ciclo menstrual. Separamos algumas informações úteis para entender e aliviar o inchaço da TPM.

 

desenho de uma menina em pé ao lado de um celular mostrando o calendário menstrual de Kira

 

Quando começa o inchaço pré-menstrual?

O inchaço pré-menstrual pode começar em qualquer momento da fase lútea, que é a fase logo após o período fértil.  Ela é a preparação para a próxima menstruação e você consegue ter noção de quando esse momento acontece se acompanhar seus ciclos com a sua calculadora menstrual. Se, mês a mês, você alimentar a calculadora menstrual com informações sobre a data da sua menstruação e seus sintomas, ela fica mais precisa e oferece uma janela de tempo para esse momento.


Existe algum exercício para aliviar o inchaço na TPM?

Durante a TPM os seus níveis de progesterona, um dos hormônios reprodutivos, estão subindo, enquanto o estrogênio e a testosterona (outros dois hormônios) estão super baixos. Não existe um exercício específico para o inchaço – porque, na verdade, qualquer exercício pode ajudar nessa fase. O importante é prestar atenção se você está sentindo disposição para se exercitar. Nada de forçar a barra!

 

Na TPM como um todo é legal apostar em exercícios físicos para treino muscular, porque eles podem estimular a produção de testosterona, aliviando a sensação de cansaço da TPM, e você ainda vai liberar muito do estresse característico dessa fase do ciclo menstrual. 

 

desenho de uma menina comendo uma salada

 

O que comer para aliviar o inchaço da TPM?

Durante a TPM, além de ficarmos inchadas, vem uma vontade doida de comer coisas que incham ainda mais. Sabe aquela vontade de comer doces, frituras e muita massa? Nada disso é proibido, mas você pode pegar leve na hora de comer essas coisas, pelo bem da sua saúde. Coma o que tiver vontade, mas com moderação, porque a maioria dos doces, frituras e ultra processados (como aquele chocolate gorduroso ou um pacote de biscoito) incham mesmo!

 

Procure dar preferência aos alimentos que dão energia e ajudam a produzir serotonina, como folhas verdes e quinoa. Outra aposta boa para diminuir a inflamação na TPM (e assim o inchaço) são as comidas ricas em magnésio, um mineral que diminui a ansiedade e o estresse pré-menstrual. Você acha o magnésio no espinafre, no chocolate meio amargo e nas sementes de abóbora, por exemplo.

 

Se possível, fique longe de cafeína, carne vermelha, laticínios, refrigerantes e álcool, que agravam os sintomas da TPM.  

 

E lembre-se: enquanto o inchaço for apenas um incômodo, está tudo bem. Mas, a partir do momento que ele se torna uma dor, que atrapalha sua vida e suas atividades, você precisa procurar ajuda médica. Nenhuma dor é normal, e você não deve se acostumar a sentir dor, combinado?

 

Você tem mais alguma dica pra aliviar o inchaço da TPM? Conte aqui nos comentários 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!